Ano novo chinês: o que significa o tigre e o qual é a sua origem

Ano novo

Esta terça-feira, dia 1º de fevereiro, marca o início do Ano Novo Lunar para 2022, uma data celebrada na China, na Ásia Oriental e por comunidades da região espalhadas pelo mundo.

As celebrações e o festival em torno da data incluem refeições e reuniões familiares, desfiles de rua e orações pedindo boa sorte para o ano que se inicia.

O que acontece no festival?

As celebrações começam com o nascer da segunda Lua nova após o solstício de inverno (21 de dezembro), o que pode acontecer em qualquer data entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Também conhecido como Festival da Primavera, as festividades do Ano Novo marcam a despedida do ano anterior e têm como objetivo trazer sorte e prosperidade para o período que se inicia.

Há banquetes familiares e espetáculos de rua, incluindo fogos de artifícios e grupos de pessoas vestidas grandes dragões que dançam ao som de música tradicional.

As principais celebrações ocorrem na noite de Ano Novo e no primeiro dia do novo ano. Na China, milhões de pessoas viajam, muitas vezes milhares de quilômetros, para celebrar a data com suas famílias.

As pessoas decoram suas casas com a cor vermelha para atrair boa sorte, e crianças recebem pequenas quantias de dinheiro em envelopes vermelhos, brilhantes.

O período inteiro de festas dura duas semanas, concluindo neste ano em 15 de fevereiro com o festival das lanternas, que marcas a chegada da Lua Cheia.

Desde os anos 1990, a população chinesa desfruta de uma semana de feriado, longe do trabalho, para celebrar o Ano Novo.

Segundo o Ministério do Comércio chinês, os consumidores do país gastam neste período do ano cerca de 820 bilhões de yuans (cerca de R$ 700 bilhões) em compras e refeições.

Ano do Tigre

Cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês. Este ano que começa é o Ano do Tigre, que sucede o Ano do Boi. Segundo a tradição local, aqueles nascidos no Ano do Tigre são corajosos, competitivos e fortes.

Acredita-se que o Ano Novo chinês tenha surgido no século 14 antes de Cristo – 3.400 anos atrás, na Antiguidade -, quando a dinastia Shang governava o território chinês.

Como o dragão é um símbolo chinês de poder e boa fortuna, muitas áreas do país celebram o ano novo com a dança do dragão, em que um longo boneco de dragão, formado por uma fila de pessoas, desfila pelas ruas como um dos destaques da festa.

Fonte:

BBC Brasil

[Curiosidades]