Estudo científicos testou métodos para despertar durante os sonhos. Descubra o mais eficiente para você
Sonhos lúcidos são um mistério. Se o cinema adora explorar o tema, em filmes como A Origem, Waking Life e Sonhando Acordado, a ciência ainda tenta entender os processos que desencadeiam o fenômeno.
Apesar de cerca de metade das pessoas já terem despertado em meio a um sonho, e um quarto fazer isso com frequência, é difícil saber quando isso ocorrerá, o que dificulta os estudos.
Um trabalho publicado por um time de pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, decidiu então testar 169 voluntários para verificar a eficiência de três métodos para induzir a ocorrência desses sonhos lúcidos.
1. Criar um hábito
A primeira é criar o hábito de testar a realidade enquanto se está acordado. No filme A Origem, o personagem de Leonardo DiCaprio utiliza um pião para isso. Se ele parava de rodar normalmente, era a realidade; se rodasse ininterruptamente, era sonho.
Mas pode ser qualquer coisa, como jogar uma bolinha para cima, por exemplo. Seu cérebro acaba se acostumando com esse “teste” e o repete durante o sonho. Se a bolinha sair voando ou se transformar no Faustão é sinal de que você está sonhando.
2. Acordar 5 horas antes
A segunda consiste em acordar cinco horas depois que dormiu, ficar cinco minutos acordado, e voltar a dormir.
Um estudo realizado pelo psicofisiologista Steve LaBerge descobriu que os sonhos lúcidos acontecem sempre duram o quinto estágio do sono, chamado de REM.
Se tudo der certo e você voltar a dormir rápido, existe a chance de entrar direto nesse estágio, mas com a consciência de que aquilo é um sonho.
3. Se convencer a ter um sonho lúcido
Mas foi a terceira técnica que se mostrou mais eficiente, com sucesso em 46% das vezes. Ela é muito semelhante à segunda, mas com uma etapa a mais. Além de acordar na quinta hora de sono, a pessoa tem de se convencer a ter um sonho lúcido. Basta ficar repetindo “Eu vou dormir e ter um sonho lúcido. Eu vou dormir e ter um sonho lúcido”.
Essa técnica tem até um nome: é a indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD na sigla em inglês). “A MILD funciona na memória prospectiva, que é a habilidade de lembrar de fazer coisas no futuro”, afirma o pesquisador que coordenou o estudo, Denholm Aspy.
“Repetindo a frase que você vai lembrar que está sonhando forma uma intenção em sua mente de que vai de fato lembrar que está sonhando, levando a um sonho lúcido”. Aqueles que utilizaram as três técnicas reportaram um sucesso de 17% na primeira semana.
4. Consuma vitamina B6
Um estudo mostrou que quem consome diariamente 250 mg de vitamina B6 costuma ter “sonhos mais vivos, emocionantes, com cores vivas e histórias mais mirabolantes”.
O problema é que a quantidade é muito alta para o corpo humano, podendo acarretar neuropatia sensorial, que é a perda de sensibilidade nas extremidades do corpo.
5. Aurora
Outra forma é o Aurora, um gadget em forma de máscara facial que pisca um padrão de luzes e cores enquanto você está dormindo. Segundo a promessa, elas induzem os usuários a terem sonhos lúcidos mais facilmente. Estão em a venda por U$ 299 no site do fabricante.