A NASA anunciou que suas análises confirmaram o sucesso da missão Artemis 1, o que abre o caminho para a missão Artemis 2, da agência espacial americana, que pretende enviar uma nave tripulada à Lua no final de 2024.
A NASA confirmou que a missão Artemis 2 acontecerá em novembro de 2024:
Isto só é possível por causa do sucesso da missão Artemis 1. A Artemis 2 levará quatro astronautas até a órbita da Lua, onde ficarão por 10 dias antes de retornar à Terra, sem pousar no satélite. Já na Artemis 3, prevista para 2025, a NASA pretende pousar a cápsula tripulada na Lua
O cronograma só é possível por causa do sucesso da missão Artemis 1, que foi concluída em dezembro do ano passado, com a cápsula Orion – sem ocupantes – entrando em órbita ao redor da Lua em seu voo teste, antes de retornar à Terra. A cápsula foi impulsionada pelo novo foguete SLS, caracterizado como o mais potente do mundo.
A agência espacial já havia anunciado em janeiro que, com base na avaliação realizada logo após o lançamento, os dados preliminares pós voo indicavam que todos os sistemas SLS tiveram um comportamento excepcional e que os projetos estavam prontos para suportar um voo tripulado na missão Artemis 2.
Na época, a NASA afirmou que a equipe de análise pós voo continuaria revisando os dados e conduzindo os relatórios finais. Apesar de a análise ter confirmado o sucesso da missão, o administrador associado da NASA, Jim Free, disse que a análise detalhada da missão continua.
Em uma coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube, Jim Free confirmou que as primeiras avaliações permitem que a segunda missão decole até “o final de novembro 2024”.
A NASA deve anunciar ainda este ano os quatro tripulantes da Artemis 2, que incluirá um canadense. O quarteto de astronautas vai dar a volta ao redor do satélite, sem pousar, em uma missão que durará em torno de dez dias. Free revelou que a Nasa está em busca dos astronautas para compor a tripulação.
Cerca de 12 meses após a Artemis 2, se tudo seguir conforme o esperado, virá a missão Artemis 3. Nela, além de orbitar em torno da Lua, os astronautas pousarão no polo sul do satélite. A missão ainda está oficialmente prevista para 2025, mas este calendário é incerto e depende do sucesso do passo anterior.
Fonte:
[Nasa]
Deixe um comentário