As pessoas estão aprendendo o verdadeiro significado da palavra Wi-Fi
Muitas pessoas dependem de Wi-Fi todos os dias, para nossos trabalhos, para acessar notícias, para passar acidentalmente três horas no TikTok – e agora podemos fazer isso em mais lugares do que nunca. Mas embora possa estar caminhando para a onipresença, quantos de nós realmente sabemos o que o termo significa?
Definitivamente, existem alguns bons palpites por aí. A forma como está escrito indicaria que é uma abreviação de algo e o termo mais semelhante que pode ser encontrado com isso em mente é “hi-fi”, que significa “alta fidelidade”. Wi-Fi deve significar “fidelidade sem fio”, certo?
Errado (embora seja uma lógica muito razoável). Na verdade, o Wi-Fi não significa absolutamente nada, de acordo com Phil Belanger, membro fundador da Wi-Fi Alliance.
“Wi-Fi não significa nada. Não é uma sigla. Não há sentido”, disse Belanger.
Então o que isso significa?
Acontece que o termo Wi-Fi foi inventado pela empresa de marketing Interbrand, que foi encarregada de criar um nome que fosse memorável para todos. Afinal, o termo técnico para isso era IEEE 802.11 – tudo muito bem se você sabe o que são padrões técnicos, mas não é exatamente o nome mais cativante do mundo.
A Interbrand trouxe para a Wi-Fi Alliance uma lista com 10 nomes diferentes, mas no final, a Wi-Fi foi a vencedora. O que representava não pretendia ter um significado direto; era mais sobre o que isso evocaria na cabeça dos consumidores.
“Propusemos o nome Wi-Fi porque os clientes nos disseram que as suas semelhanças com o conceito já amplamente conhecido, hi-fi, abreviação de “alta fidelidade” os ajudaram a compreender o conceito”, disse a Interbrand . “O nome reflete que, mesmo sem cabos, o Wi-Fi oferece uma conexão de alta qualidade e sem perdas onde quer que você vá.”
Fonte:
Deixe um comentário