Drone capta primeiro vídeo de orcas matando tubarão-branco; assista
As gravações comprovam que os tubarões-brancos estão migrando de seus habitats por serem presas das orcas.
Os grandes tubarões brancos podem ser predadores, mas não são imunes a serem predados. Isso foi demonstrado recentemente em um vídeo selvagem que mostra um par de orcas devorando o fígado de um tubarão branco.
O canal Discovery dos Estados Unidos exibiu conteúdos inéditos sobre as diversas espécies do animal. No Brasil, a emissora, junto com o streaming discovery+, exibe a semana pelo título “Shark Week – Nadando com Tubarões”.
Entre as novas imagens exibidas pelo canal estão as de um bando de baleias orcas, também conhecidas como baleias assassinas, atacando e matando um tubarão-branco. É a primeira vez em que um vídeo (assista abaixo) do tipo foi registrado na Shark Week.
A filmagem ocorreu na Mossel Bay, na África do Sul, área que era conhecida pela grande quantidade de tubarões-brancos que, nos últimos anos, têm desaparecido. As imagens mostram três orcas: a do meio vai para superfície com o tubarão morto em suas presas. A orca ainda morde a área do fígado do animal e, em seguida, bastante sangue surge na água em torno das outras duas baleias. A que finalizou a caça, então, mergulha na água.
Em termos de comparação, a orca tem entre seis e oito metros de comprimento, enquanto o tubarão-branco chega no máximo a 6,4 metros.
Novo fenômeno
Feitas com um drone, as gravações são importantes porque comprovam uma das principais teorias que cientistas sustentaram ao longo dos últimos anos: os tubarões-brancos estão migrando, ou até mesmo fugindo, de seus habitats por estarem sendo perseguidos pelas orcas.
Em um estudo publicado no periódico científico African Journal of Marine Science em julho de 2021, por exemplo, pesquisadores da África do Sul descreveram esse novo fenômeno em áreas do país. A investigação começou após observarem a fuga dos tubarões-brancos de regiões onde antes prosperavam.
Fonte: Revista Galileu
As vezes o dia do predador e o outro da caça