X

Asteroide “potencialmente perigoso” se aproximará da Terra em poucos dias

asteroide

Já faz um tempo que um deles não aparece pelas redondezas, mas em pouco dias, teremos outro asteroide vindo em nossa direção que vai passar pelo nosso planeta nessa semana.

O asteroide chamado 2016 NF23 voará além de nosso planeta na quarta-feira, 29 de agosto, a uma distância de cerca de 5 milhões de quilômetros. Muita gente pode achar isso longe, mas acredite, isso é perto considerando distâncias planetárias. O corpo passará cerca de 13 vezes a distância da Lua.

Em relação ao tamanho, o NF23 foi comparado a tudo, desde a Grande Pirâmide de Gizé até dois Boeing 747. Mas estima-se que seja de 70 a 160 metros de diâmetro. Este asteroide leva cerca de 240 dias para orbitar o Sol, aproximando-se mais de 40% da Terra. Isso é uma órbita muito curta, então o asteroide faz frequentes voos próximos a Mercúrio, Vênus e a Terra.

A NASA considera um “asteroide potencialmente perigoso”. Basicamente, a agência considera assim qualquer coisa que se aproxime de 7,5 milhões de quilômetros e seja maior que 140 metros. Então rotular 2016 NF23 não é realmente um grande problema. Além disso, olhando para o futuro com os cálculos, sua aproximação mais próxima entre agora e 2199 ocorre em setembro de 2039, quando passará a 2 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Agora, se você realmente quer se preocupar com um asteroide, considere o 99942 Apophis. Em 13 de abril de 2029, voará a apenas 38.000 quilômetros do nosso planeta, com um tamanho de cerca de 320 metros. Isso equivale a 107 elefantes juntos. E ele poderia muito bem causar um baita estrago aqui.

Fonte:

[IFLS]

Tradução e adaptação:

Mistérios do Espaço

Leia também:

NASA lança aplicativos que levam você ao espaço

Categorias: Astronomia
Tags: NasaTerra
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário