X

Baleia Jubarte é encontrada em área de mata na praia do Marajó, no Pará

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, “o aparecimento do animal na região é um mistério”.

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada nesta sexta-feira (22), em área de mata da praia do Araruna, litoral do município de Soure, na ilha do Marajó.

ÁUDIO LIVRO:

AFINAL, O QUE É QUE FALTA PRA VOCÊ ESCOLHER A SUA VIDA?

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma), o animal, que parece ser um indivíduo adulto, foi encontrado já morto.

Animal tinha aproximadamente 11 metros de comprimento e não apresentava ferimentos visíveis

“O mamífero é de uma das maiores espécies de baleias que existem”, diz Dirlene Silva, secretária de meio ambiente do município.

Segundo a Semma, uma equipe colhe informações para elucidar o mistério sobre o aparecimento deste animal, tão longe do oceano, em período invernoso.

Biólogos da ONG Bicho D’água estão a caminho de Soure para averiguar a causa da morte do animal. “Eles vão fazer a necropsia. A olho nu, não há ferimentos. Então precisamos entender o que culminou na morte da baleia”, diz Dirlene.

Ameaças

Listadas como “de menor preocupação” pela IUCN, as Baleias Jubarte já foram um dos principais alvos da indústria baleeira devido às suas rotas migratórias próximas ao continente.

Atualmente protegidas da caça, as principais ameaças à conservação desta espécie são a poluição marinha, perda de habitat e a redução na disponibilidade de recursos alimentares em resposta às alterações climáticas globais.

ÁUDIO LIVRO:

AFINAL, O QUE É QUE FALTA PRA VOCÊ ESCOLHER A SUA VIDA?

Publicado originalmente por:

https://g1.globo.com

Leia também:

Os tigres podem ser extintos em 10 anos; entenda

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário