Nasa detecta asteroide ‘potencialmente perigoso’ vindo à Terra a 107 mil km/h
Um asteroide chamado de 2002 AJ129 está se aproximando da Terra a uma velocidade de cerca de 107 mil quilômetros por hora, de acordo com a Nasa.
A agência espacial estadunidense, que considerou o asteroide como “potencialmente perigoso”, estima que o momento em que ele deve passar mais próximo do nosso planeta acontecerá no dia 4 de fevereiro.
Mas não há nada com que se preocupar
O asteroide é chamado de 2002 AJ129 e, como o próprio nome sugere, foi descoberto em 2002. No dia 4 de fevereiro voará para além do nosso planeta a uma distância de 4,2 milhões de quilômetros que, você sabe, é um distância tranquila. Isso é cerca de 11 vezes mais do que a distância Terra-Lua.
AJ129 pertence a um grupo de asteroides conhecidos como asteroides de Apolo. Estes atravessam a órbita da Terra regularmente, com mais de 8.000 asteroides neste grupo. Cerca de 1.500 destes, incluindo AJ129, são classificados como “potencialmente perigosos”.
Potencialmente perigosos
A NASA define um asteroide como potencialmente perigoso se sua órbita o levar dentro de cerca de 7,5 milhões de quilômetros de nosso planeta e seu tamanho seja maior que 140 metros. AJ129 se encaixa em ambas as contas, assim como muitos outros asteroides.
No caso específico dele, ele passará a 4,2 milhões de quilômetros da Terra – isso representa cerca de 11 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua. Depois, ele ainda passará perto do nosso planeta em mais algumas ocasiões; a passagem mais próxima de todas será em 2172, quando ele deve chegar a 680 mil quilômetros de distância (“apenas” duas vezes a distância da Lua para cá).
Há uma outra lista de asteroides que representam uma maior ameaça para nós
Com cada um dado uma classificação de zero a 10 na escala Torino para determinar o quão perigoso eles são. Nenhum asteroide atualmente está acima de zero, então estamos bem no momento.
Mas sempre há a chance de um asteroide poder representar um perigo para nós no futuro. Quando isso acontecer, seria bom se estivéssemos preparados para empurrá-lo para fora de nossa rota. [IFLS]