O Parque Nacional de Loango, localizado no Gabão, abriga chimpanzés e gorilas das planícies ocidentais. Durante 16 anos, o parque também foi o lar do Projeto Chimpanzé de Loango, um estudo das relações dentro e entre as tropas de chimpanzés.
Os chimpanzés são conhecidos por serem os mais agressivos entre os grandes símios, mas durante a maior parte do período de observação do projeto, eles direcionaram sua agressividade para outros indivíduos de sua própria espécie ou animais menores. Observações de longo prazo em outros lugares também encontraram o mesmo comportamento.
“A interação entre chimpanzés e gorilas tem sido considerada relativamente dolorosa até agora”, afirmou a professora Simone Pika, da Universidade de Osnabrück, em um comunicado.
No entanto, tudo isso mudou há dois anos, quando uma estudante de doutorado de Osnabrück, Lara Southern, e seus colegas ouviram os tipos de vocalizações geralmente associados a um encontro hostil entre duas tropas de chimpanzés.
“Então, ouvimos batidas no peito, um comportamento característico dos gorilas, e mostramos que eles haviam encontrado um grupo de cinco gorilas”, explicou Southern.
A luta durou 52 minutos
Os membros do projeto presenciaram outro conflito mais longo 10 meses depois. Em ambos os casos, os chimpanzés usaram a vantagem numérica (27 contra 5 e 7, respectivamente) para neutralizar a considerável diferença de tamanho dos gorilas.
Na primeira batalha, houve agressão de ambos os lados, mas na segunda, eles perseguiram os gorilas pelas árvores, atacando-os enquanto tentavam escapar pelo dossel e pelo chão.
Embora os gorilas adultos tenham conseguido sobreviver em ambas as ocasiões, um filhote se separou de sua mãe e foi morto. Na primeira batalha, três chimpanzés ficaram feridos.
Os chimpanzés da África Ocidental são geralmente considerados menos violentos em relação aos membros de sua espécie própria do que os da África Oriental, mas Southern informou à IFLScience que sua equipe descobriu recentemente que a taxa anual de mortes entre os chimpanzés em Loango.
Naturalmente, os autores do artigo estão ansiosos para entender por que esses ataques ocorreram e por que somente agora. Ambos os eventos aconteceram durante as estações em que as dietas de chimpanzés e gorilas têm uma sobreposição significativa.
Fonte:
[Evolução]