Novo mapa-múndi corrige distorções históricas de tamanhos, distâncias e formas! Pesquisadores da Universidade de Princeton acabam de redesenhar o mapa-múndi.
O novo e revolucionário modelo tem o formato de um disco de duas faces, redondo como um LP de vinil, que oferece dados mais precisos em comparação com qualquer outro planisfério da história.
Um mapa-múndi preciso e perfeito
O novo mapa mostra quase com perfeição os continentes de nosso planeta, diminuindo consideravelmente as distorções visuais e proporcionando menos erros quanto às distâncias reais.
Ele foi elaborado por três especialistas: J. Richard Gott, professor emérito de astrofísica em Princeton, Robert Vanderbei, professor de pesquisa operacional e engenharia financeira e David Goldberg, professor de física na Drexel University.
Segundo os especialistas, as características do novo mapa-múndi de duas faces resolvem os limites das duas dimensões sem perder as comodidades de um mapa plano. Para criá-lo, os pesquisadores se basearam em poliedros, figuras sólidas com muitos lados.
Os cientistas afirmam que o mapa pode ser impresso em somente uma página, permitindo, deste modo, que as pessoas o recortem e apenas girando-o, possam ver todo o globo terrestre.
Sua revolucionária característica de duas faces permite observar a escala real de nosso planeta. “Nosso mapa se parece mais com o globo terrestre do que outros mapas planos”, afirmou Gott.