X

Cientistas criam “vacina” para impedir que você seja alérgico ao seu gato

A vacina não é para seres humanos, mas para os gatos. Tem como alvo as proteínas Fel d 1, que é a principal das cinco substâncias alergênicas que os gatos produzem.

A substância é produzida na saliva do gato e nas glândulas sebáceas, embora não tenhamos certeza de qual é a sua função. Cerca de 10% da população ocidental é alérgica a essa proteína específica.

Conforme relatado no Jornal de Alergia e Imunologia Clínica, os pesquisadores que trabalham para e com a empresa HypoPet testaram com sucesso essa vacina em 54 gatos diferentes ao longo de quatro estudos diferentes.

A equipe relata que a vacina foi eficaz na redução de Fel d 1 nos gatos tratados. Mais importante, foi bem tolerado pelos gatos e não teve efeitos tóxicos evidentes sobre eles.

“Tanto os seres humanos quanto os animais poderiam lucrar com esse tratamento, pois os donos alérgicos a gatos reduziriam o risco de desenvolver doenças crônicas, como asma, e se tornariam mais tolerantes com seus gatos”, escreveu o pesquisador no jornal.

A equipe combinou um vírus do mosaico do pepino e a molécula de Fel d 1, que produz uma resposta imune dos gatos. Depois da vacina, o sistema imunológico dos gatos destruiu automaticamente as moléculas, e os gatos testados foram menos alergênicos aos humanos em comparação aos gatos comuns.

“Estamos muito satisfeitos em publicar esses dados que mostram que nossa vacina é capaz de produzir altos níveis de anticorpos em gatos, e que esses anticorpos podem ligar e neutralizar o alérgeno Fel d 1 produzido pelos animais”, Dr. Gary Jennings, CEO da HypoPet AG, em comunicado.

Alergias de donos de gatos, suas famílias, parceiros e amigos é uma das principais causas de abandono do gato de estimação.

Só nos EUA, 3,4 milhões de gatos são abandonados anualmente em abrigos de animais, estimando-se que dois quintos deles sejam eutanasiados.

Os gatos também são abandonados na natureza e nas cidades, o que leva a um impacto maior no ecossistema. Gatos podem ser domesticados, mas ainda são predadores, máquinas de matar incríveis e podem causar danos à fauna nativa.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Realidade Simulada]

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário