X

Cientistas estão pintando olhos no traseiro dos gados; entenda o motivo

Olhos x Predadores

Pesquisadores desenvolveram uma nova metodologia super eficaz para afastar os predadores de rebanhos das regiões rurais localizadas em Botswana, um país do continente africano.

Assim, a solução encontrada foi a de pintar olhos nas nádegas do gado presente nas fazendas locais. E por mais inusitado que possa parecer, a pintura realmente deixou os predadores com receio de atacar novamente.

Basicamente, a pintura é feita com grandes e expressivos olhos, afim de assustar e amedrontar os animais que costumam atacar de maneira frequente.

Os perigos existentes nas belas paisagens da África

Apesar de ter paisagens dignas de belas fotografias, Botswana também possui grandes predadores que precisam se alimentar com frequência. É nessas terras africanas onde pode ser encontrado o Delta do Okavango, o maior delta do mundo.
A medida em que o crescimento populacional avança, as pessoas precisam de cada vez mais território para cultivar alimentos e criar animais.

Quando as pessoas desmatam as regiões para a produção de pastos e plantações, elas destroem o habitat de diversos animais, e com isso, aumentam significativamente os conflitos entre humanos e animais selvagens, uma vez que estes últimos acabam tendo de buscar alimento cada vez mais próximo de vilas e fazendas.

A presença de predadores pelos arredores de fazendas e sítios na zona rural deixa os fazendeiros bastante preocupados. Isso porque, esses animais acabam invadindo todos os cercados e se alimentando dos rebanhos.

Pensando em um jeito de amenizar a situação para os agricultores, pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW), decidiram pintar olhos nas nádegas do gado.

Fonte: Radford et al/Nature

Para causar nos predadores, uma sensação de que eles falharam e foram avistados pelas vítimas, antes que pudessem chegar para ataca-las.

De acordo com o professor e pesquisador da UNSW, o Dr. Neil Jordan e Taronga Western, durante um comunicado na SCIMEX, “os leões são predadores de emboscada que dependem de perseguição e, portanto, o elemento de surpresa, de modo a ser visto por suas presas pode levá-los a abandonar a caça”.

Mesmo estando em fase inicial, essa técnica se mostrou bastante positiva até o momento. Assim, foi uma saída que visa a diminuição dos ataques de animais selvagens contra o rebanho criado.

[Sociedade Científica], [Natureza]

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário