Tumor cerebral raro do bebê tinha dentes
Dentes inteiros foram encontrados no cérebro de um bebê de quatro meses, dentro de um tumor.
A descoberta, em 2014, foi feita após os médicos suspeitarem da rápida velocidade em que o órgão da criança crescia, algo incomum para a idade.
O bebê foi operado para a remoção da craniofaringioma, uma forma rara de tumor cerebral derivado do tecido embrionário da glândula pituitária (a hipófise).
É algo encontrados em crianças pequenas, embora também possa ocorrer em adultos. Nódulos do tipo são benignos, ou seja, não são cancerígenos e geralmente não se espalham, mas podem causar problemas hormonais.
Os dentes surpreenderam os cirurgiões porque formações cálcicas geralmente são encontradas em teratomas, outro tipo de tumor, que muitas vezes pode conter várias formas diferentes de tecido, como cabelo, músculo ou até osso.
“Não é todo dia em que você vê dentes em qualquer tipo de tumor no cérebro. Em um craniofaringioma, é algo inédito”, disse ao Live Science o neurocirurgião Narlin Beaty, do Centro Médico da Universidade de Maryland, que realizou a cirurgia.
O nódulo foi removido com sucesso e a criança recuperou-se bem, tratando os problemas hormonais resultantes do ocorrido.
“Ele está fazendo um bom progresso no desenvolvimento e, como parte de seu acompanhamento, atualmente passa por uma ressonância magnética de rotina”, conclui o relatório do caso.
Parte dos dentes foi enviada para estudos de um patologista e a outra parte foi armazenada para pesquisas futuras.
Deixe um comentário