X

Comece a Ser Mais Produtivo com essa Simples Técnica

A palavra “pomodoro” significa “tomate” em italiano, e também é um estilo de molho de macarrão.

Se você é um grande fã de aperfeiçoamento da utilização do tempo. No entanto, a técnica de Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que tem como objetivo impedir a procrastinação e maximizar a produtividade.

Criado na década de 1980 por Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro recebeu seu nome de um temporizador de cozinha em forma de tomate que ele usou ao desenvolver o método.

O processo é realmente muito simples

Primeiro, você descreve uma lista de tarefas dos projetos que precisam funcionar nesse dia.

Então você divide cada um em períodos de trabalho de 25 minutos chamados “pomodoros”. Então você começa a trabalhar. Você deve estar concentrado e trabalhar para a totalidade de cada pomodoro de 25 minutos. No final, você faz uma pausa de 5 minutos.

Depois que quatro pomodoros passam, você obtém um intervalo de 15 a 20 minutos devolvido para reabastecer sua energia.

Se você é como a maioria das pessoas, seu nível de produtividade pode variar de uma hora para a outra.

Às vezes, pode parecer que suas atribuições estão voando e você está caindo caixas de sua lista de tarefas de uma lado para o outro.

Outras vezes, o dia se arrastra e a única coisa que você está verificando é a página de algum desconhecido no Facebook.

Pesquisas indicam que forçar-se a permanecer na sua mesa o dia todo reduz o desempenho e a produtividade, enquanto as breves pausas freqüentes mantêm sua mente fresca e concentrada.

Além disso, saber que o seu pomodoro tem apenas 25 minutos de duração pode pressioná-lo a ser o mais produtivo possível. É essencialmente fazer com que você se sinta mais responsável pelo seu tempo e suas tarefas.

Sue Shellenbarger, da Wall Street Journal, é um dos defensores da técnica. Ela anunciou seus benefícios em um artigo de 2009:

“Isso aliviou minha ansiedade sobre o passar do tempo e também me tornou mais eficiente, atualizado por intervalos, por exemplo, reduzi para metade o tempo total necessário para verificar de fato uma coluna”.

Aqui está a boa notícia: a técnica Pomodoro não lhe custará nada. Tudo que você precisa é um temporizador de cozinha. E existem até mesmo diversos aplicativos que você pode instalar e começar a ser mais produtivo.

Veja também:

 

Jonas Penalva: Estudante de Engenharia Eletrônica (UFPE), técnico em suporte e manutenção de Informática e Editor do Realidade Simulada. Tendo um grande interesse pela ciência e as coisas que a cercam busca sempre aprender mais a cada dia e passar esse conhecimento a frente.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário