X

Como o declínio dos insetos pode acabar com a humanidade

Insetos

AS POPULAÇÕES DE INSETOS ESTÃO EM DECLÍNIO, Isto é, alguns estão em declínio, outros em ascensão.

Talvez você já tenha observado que cada vez temos mais moscas e baratas e menos abelhas, formigas e besouros. Estes últimos, estão desaparecendo cerca de 8 vezes mais rápido do que mamíferos, pássaros e répteis.

O principal fator é a perda de habitat por conta de práticas agrícolas, urbanização e desmatamento.

Estima-se que, se nenhuma medida for tomada, 40% dos insetos podem ser extintos nas próximas décadas. Estamos perdendo biodiversidade e importantes agentes polinizadores. . Você sabe o resultado disso, não é?

Se os insetos desaparecessem?

Você se lembra do conceito de cadeia alimentar? Então, os seres vivos cuja dieta se baseia principalmente em insetos — como inúmeras espécies de pássaros, répteis e anfíbios — morreriam, e os animais que se alimentam deles morreriam também com o tempo.

E isso continuaria acontecendo até que as espécies no topo da cadeia, como os grandes mamíferos (e os humanos inclusive), fossem afetadas. Ocorreria um efeito dominó.

O pior é que não adiantaria nada se todos esses bichos resolvessem virar vegetarianos para contornar a falta de comida, já que 80% das espécies vegetais que existem no mundo — incluindo árvores frutíferas e plantações que cultivamos — são angiospermas, ou seja, são do tipo que floresce.

Pois, para se reproduzir, elas precisam ser polinizadas, e esse “trabalho” é realizado em grande parte por borboletas, abelhas, besouros, mosquitos etc.

Além disso, sem os insetos para ajudar na decomposição de vegetais e animais mortos que fertilizam o solo, as plantas contariam com menos nutrientes dos que elas precisam para crescer e poderiam acabar morrendo.

Ademais, muitos insetos cavoucam o solo, criando cavidades de ar que promovem a oxigenação da terra, e as raízes das plantas não conseguiriam ter acesso a todo o oxigênio de que elas necessitam.

Cenário apocalíptico

Agora pense: dependendo da região do mundo, entre 50 e 90% do volume de alimentos e de calorias é proveniente de alimentos produzidos pelas plantas.

Só para você ter uma ideia, frutas e vegetais, assim como o arroz, o feijão, o trigo e a batata, são todos angiospermas, também servindo para alimentar os animais que nós consumimos — como aves, peixes e o gado —, o que significa que, até indiretamente, elas vão parar no nosso prato.

Há também o mel e a seda — que estão entre as substâncias de maior valor e importância histórica para a Civilização Humana —, produzidos graças à ação dos insetos; sem eles, ambos deixariam de existir.

Lembra que nós comentamos que os insetos ajudam a degradar plantas e bichos mortos?

Sem eles, além da questão relacionada com a fertilização do solo, as carcaças de vegetais e animais — incluindo os corpos humanos — levariam mais tempo para se decompor, e o mundo ficaria cheio de cadáveres por todas as partes. Já pensou?

Fontes: 

http://bit.ly/2Eco3Ht

https://www.sobiologia.com.br

Leia também:

Esse zoológico prende os visitantes e deixa os animais livres

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário