Como o Sol ‘queima’ se não tem oxigênio no espaço?

Como o Sol queima se não tem oxigênio no espaço?

O Sol “queima”?

O Sol não queima! O que gera energia no Sol é processo conhecido como fusão atômica. O Sol é formado principalmente por Hidrogênio e Hélio e tem tanta massa que sua gravidade comprime os átomos de Hidrogênio uns contra os outros até que eles se fundem e formam átomos de Hélio.

Neste período, o Sol “perde” um pouco de massa, menos de 1%, que vira muita energia, calor e luz que chegam na Terra, nos iluminam e dão vida ao planeta.

Muito bonito, mas na superfície do Sol as coisas são um pouco complicadas. Ainda bem que temos o campo magnético!

Como o Sol queima
O sol visto a diferentes comprimentos de onda. (Foto: Nasa.)

Século XIX

No final do século XIX, quando não se sabia da possibilidade de ocorrer reações nucleares, a maior autoridade em termodinâmica da época, Lord Kelvin, supondo que o “fogo” do Sol fosse decorrente de processos de aquecimento decorrentes da contração gravitacional (transformação da energia potencial gravitacional em energia térmica enquanto o Sol se contrai), chegou a calcular o tempo de vida do Sol.

O seu cálculo o levou a um tempo de vida muito menor do que o tempo que de fato o Sol tem, pois a perda de energia potencial gravitacional libera muito menos energia do que os processos de fusão nuclear.

Resposta final

Portanto o Sol NÃO é uma “bola de fogo” na qual a energia liberada é provinda de reações químicas como a combustão envolvendo o oxigênio, isto é, a combinação do oxigênio com outras substâncias, mas vem de reações nucleares.

Assista ao vídeo abaixo do canal Nerdologia para entender mais sobre o Sol:

Referências:

UFRGS

Fusão atomica – http://goo.gl/gnlcBE

– Fusão do sol – http://goo.gl/9aIEjN

Veja também:

Por que os planetas giram ao redor do Sol?

Método seguro e simples para observar o Sol

A morte do Sol