Como sobreviver a um acidente aéreo, de acordo com a ciência

Acidente de Avião

As chances de morrer em um acidente aéreo são muito baixas. É mais provável que uma queda ou uma mordida de cachorro mate do que um acidente de avião.

O momento mais crítico de um voo são os três primeiros minutos, logo após a decolagem, e os oito últimos minutos, logo antes da aterrissagem. Nesses dois intervalos de tempo acontecem 80% dos acidentes aéreos.

O transporte aéreo é realmente seguro. As chances de morrer um acidente de estrada, em um veículo motorizado, são de uma em cinco mil. Muito mais arriscado do que em um avião.

Aqui está o que você pode fazer para aumentar suas chances de sobreviver, de acordo com a ciência:

Um levantamento dos acidentes aéreos ocorridos nos EUA desde 1971 divide os aviões em três setores: parte da frente, intermediária e traseira. Em cada setor as chances de sobrevivência são diferentes.

Pelo levantamento americano, os ocupantes das poltronas traseiras aumentam em até 40% suas chances de sobreviver a um acidente. É que as poltronas da frente sofrem os impactos com mais força e podem ser esmagadas pelas poltronas traseiras.

Independentemente do setor, sentar perto de uma saída também pode fazer diferença. Na hora de abandonar um avião acidentado, quem está perto das portas deixa o local mais cedo – antes de uma explosão, por exemplo.

Outro lugar que leva vantagem no quesito segurança são as poltronas perto das asas. Nesses pontos do avião, a fuselagem é mais resistente e tende a se deformar menos após um choque.

A última recomendação dos especialistas é sempre usar o cinto de segurança enquanto estiver sentado. E com ele bem ajustado. Cada centímetro de folga pode até triplicar a intensidade da força G sobre o corpo na hora de um impacto.

CHANCES DE SOBREVIVER

As porcentagens vêm de levantamento publicado na revista Popular Mechanics a partir de dados do National Transportation Safety Board (NTSB), dos EUA.

Os percentuais são altos porque o levantamento inclui todo tipo de acidente, até mesmo pousos e decolagens de emergência – casos mais comuns

Passageiros na parte da frente – 49% de chances de sobreviver
Passageiros na parte intermediária – 56% de chances de sobreviver
Passageiros na parte traseira – 69% de chances de sobreviver

Por fim, se antes de voar ainda der aquele frio na barriga e a certeza de que é o fim, fica uma sugestão: passe em uma lotérica.

Um jogo de Mega-Sena com sete números tem uma chance em sete milhões de levar o prêmio. No final das contas, é mais provável ficar milionário com o prêmio do que morrer em um acidente de avião.

Referências:

Insh World

Super Interessante

Exame

Leia também:

Homem de 64 anos e um garoto de 7 falam sobre a vida