Já parou para imaginar qual seu tamanho em relação ao universo?
Uma das maiores questões da ciência é dizer qual é o tamanho do nosso imenso universo. Essa não é uma tarefa qualquer, tanto que os números aproximados que conhecemos hoje são apenas uma pequena parte do que conhecemos.
Os cientistas adotaram um conceito conhecido como “universo observável”, ou seja, eles tentam medir pelo menos o que conseguimos enxergar ou calcular.
As distâncias no universo são ENORMES (coisa de trilhões de quilômetros), por isso os cientistas usam o conceito de ano-luz para calcular distâncias e até o tamanho do universo.
Um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo no período de um ano. Isso inclui imagens de satélites, telescópios e do olho nu. O marco zero dessa contagem, chamado de Big Bang pela cosmologia, teria acontecido a cerca de 13,8 bilhões de anos.
Seria fácil concluir, portanto, que qualquer objeto observável hoje da Terra estaria, no máximo, a um raio de distância de 13,8 bilhões de anos-luz daqui e que, consequentemente, o diâmetro do universo observável seria algo em torno de 27,6 bilhões de anos-luz. Correto? A resposta é: não.
O problema é que o Universo está em constante expansão. Uma estrela que ficava a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra na época do Big Bang, hoje está a 46 bilhões de anos-luz.
Por conta dessa expansão, os cientistas acreditam que o diâmetro do universo observável é, na verdade, de 93 bilhões de anos-luz, aproximadamente.
Para entender mais um pouco essa questão, assista ao vídeo logo abaixo:
Deixe um comentário