Você sabe o que é quimerismo?
O termo quimera era utilizado na mitologia para descrever criaturas com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente. Para a biologia, quimerismo é quando uma ou mais populações de células de indivíduos geneticamente diferentes coexistem em um mesmo corpo.
O quimerismo é associado muitas vezes ao mosaicismo, um fenômeno biológico em que o mesmo indivíduo também apresenta células geneticamente diferentes.
Porém, essa é uma mutação diferente. No quimerismo há uma junção de células de indivíduos diferentes, mas o mosaicismo é uma modificação genética (mutações gênicas ou cromossômicas) de células que são de um mesmo ser.
O quimerismo não é muito comum, mas pode ocorrer tanto em humanos como em animais, mas em ambos são bem raros. Apesar da aparência exuberante, os quimeras podem levar uma vida absolutamente normal.
Então, conheça três casos raro dessa mutação em animais e que impressionaram as pessoas.
1. Lagosta Hallooween
Essa lagosta foi encontrada por um pescador em Massachusetts, nos EUA. Ela recebeu esse apelido por conta das cores do seu corpo, metade laranja e metade preto. O animal vive hoje no Aquário New England, em Boston.
2. Periquito Twinzy
Esse periquito quimera, chamado Twinzy, ficou famoso depois que foi divulgado na página da gatinha Vênus. Seu corpo, embora pequeno, é coberto com penas de cores vibrantes, sendo meio a meio azul e verde.
3. Gata Vênus
Essa gatinha, que vive na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, é outro exemplo elegantíssimo de quimerismo; que aliás ficou muito famosa na internet por sua beleza. Seu pelo é composto por duas colorações diferentes: preto e amarelo.
Veja outros exemplos de animais que nasceram com quimerismo:
Referências:
https://www.biologiatotal.com.br