Se você sofre de aracnofobia, este é um bichinho que você não vai querer encontrar por acidente!
A aranha-golias-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias ou tarântula-golias, é uma espécie de tarântula (ou caranguejeira) da família Theraphosidae.
É considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal, podendo ultrapassar os 30 centímetros, mais ou menos o tamanho de uma régua escolar dessas que você tinha quando criança. Ela é nativa do norte da Amazônia brasileira, Suriname, Venezuela e Guiana.
Chamam-na de “comedora de pássaros” porque ela realmente é capaz de abater e devorar um pássaro, além de pequenos roedores, répteis e anfíbios. Apesar disto, a Theraphosa blondi raramente ataca vertebrados adultos.
Sua picada
Embora seu veneno não seja muito prejudicial aos seres humanos, é capaz de provocar náuseas, transpiração excessiva e bastante dor local, uma vez que suas quelíceras podem chegar a 3 cm de comprimento, capazes de perfurar a pele humana com muita facilidade.
Por outro lado, a ação do veneno quando injetado em suas presas é mortal, pois atinge o sistema nervoso central das mesmas, paralisando-as. Mas não se preocupe, pois essas tarântulas só atacam pessoas quando se sentem ameaçadas, emitindo uma espécie de chiado como sinal de alerta.
Seus hábitos
As aranhas-golias são animais de hábitos noturnos que costumam habitar grandes tocas que elas mesmas cavam em áreas de bosque, e as fêmeas sobrevivem em média 25 anos. Os machos vivem bem menos — cerca de um ano —, e muitos morrem durante ou pouco depois de acasalar, pobrezinhos.
Alimentação
Na natureza, a aranha-golias pode se alimentar de uma gama variada de insetos, no entanto, é comum se alimentarem de animais maiores, incluindo vertebrados. A espécie é conhecida por escalar árvores e atacar os ninhos de pássaros, alimentando-se de filhotes.
Também pode atacar pequenos mamíferos roedores, répteis e anfíbios. Já em cativeiro, esses aracnídeos costumam ser alimentados com insetos pequenos, tais como grilos, gafanhotos e baratas. Também apresentam comportamento canibalístico, podendo atacar outras aranhas de sua própria espécie
Camisetas Científicas: http://bit.ly/2EQmWOH
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Theraphosa_blondi
https://www.megacurioso.com.br
http://www.bbc.co.uk/nature/life/Goliath_birdeater
Deixe um comentário