Qual é o animal que mais mata no mundo? É o mosquito!
Segundo levantamento da Fundação Bill e Melinda Gates, o mosquito fica em primeiro lugar e, em segundo, ficam os humanos.
Os mosquitos são os animais mais letais do mundo, causando mais mortes humanas do que todas as guerras da história. Esses seres vivos matam cerca de 725 mil humanos anualmente, o que transforma este animalzinho em 180 vezes mais letal do que leões, crocodilos e tubarões juntos.
A zika, a malária, a dengue e o vírus do oeste do Nilo são algumas das doenças transmitidas por estes insetos.
Isso acontece porque os mosquitos, muito mais do que incomodar e causar picadas, são transmissores de muitas doenças, muitas delas sem vacina, nem tratamento.
Mas será que é possível um mundo sem mosquitos? Exterminar todos eles seria bom ou eles servem para alguma coisa? Acabar com os mosquitos é impossível, mas o que é possível é evitá-los e garantir um equilíbrio de sua população, pois os mosquitos são alimentos de outras espécies, como répteis e anfíbios.
O problema é que nós invadimos as áreas verdes e produzimos lixo e recipientes que se tornaram seus habitats, permitindo a reprodução em massa pela oferta de alimento e de locais para reprodução.
As doenças com origem no hemisfério sul, geralmente, são transportadas por quatro espécies: Aedes albopictus – o mosquito Tigre Asiático -, Culex, Anopheles Gambiae e Aedes Aegypti.
O ímpeto de se proteger das doenças transmitidas por mosquitos provoca efeitos colaterais. O aumento das fumigações com químicos, por exemplo, também mata abelhas, borboletas, traças… quebrando o equilíbrio natural.
A luta integrada – combater um inseto com outro, sem produtos químicos intermediários – é uma das opções para deter a reprodução. Siga-nós também no Instagram clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Deixe seu feedback, ele é muito importante.
Fontes:
[Saúde]