O recém-inaugurado zoológico da capital paulista estava entupido. A multidão nem piscava para não perder um segundo sequer da chegada de uma verdadeira estrela: o rinoceronte Cacareco, sucesso no Rio de Janeiro.
Como era de se esperar, com o passar do tempo, o amor ao bicho só aumentava. Ao contrário do que acontecia com os políticos. Nesse duelo entre amores e desafetos que entra o ponto de virada dessa história.
Nas eleições de 1959, um grupo (que teria sido liderado pelo jornalista Itaboraí Martins) resolveu protestar lançando a candidatura do Cacareco pra vereador. Era um protesto que trazia as cores de uma paixão repentina.
A resposta? Foi comoção à primeira vista: fábricas se propuseram a imprimir os santinhos do bicho, partidários do Cacareco criaram faixas e por aí seguiu a intensa campanha.
Cacareco virou um dos símbolos do voto de protesto do Brasil, além, claro, de estampar revistas no exterior, ganhar as prateleiras com joguinhos e souvenires e até virar música.
Cacareco também serviu de inspiração para um grupo de humoristas cariocas. Nascia assim a candidatura de Macaco Tião para a prefeitura do Rio de Janeiro. O macaco recebeu 400 mil votos e o Casseta Popular, que mais tarde se juntaria ao Planeta Diário, ficou famoso no Brasil inteiro.
Fonte:
https://seuhistory.com/noticias/voce-sabia-que-um-rinoceronte-ja-foi-eleito-vereador-de-sao-paulo
Deixe um comentário