A lesma-do-mar verde tem formato e cor de folha, faz fotossíntese, mas é um animal.
Encontrada na costa leste da América do Norte, em locais como Flórida (Estados Unidos) e Nova Escócia (Canadá), a lesma-do-mar verde vive por até nove meses e tem, em média, 30 milímetros de comprimento. Apesar da aparência de planta, ela é um bicho.
Mesmo assim, as semelhanças com os vegetais não ficam só no visual: esse animal também faz fotossíntese (processo, normalmente realizado pelas plantas, em que a luz solar é transformada em energia).
Passo a passo
Para ser capaz de fazer fotossíntese, a lesma-do-mar verde come a alga Vaucheria litorea. Quando isso ocorre, o animal absorve uma estrutura chamada cloroplasto, responsável por realizar a fotossíntese na alga. O cloroplasto entra nas células digestivas da lesma e continua fazendo a fotossíntese – processo importante para a nutrição desse molusco.
Algumas cores
Em geral, esse animal é verde, mas a cor pode se tornar avermelhada ou acinzentada conforme a quantidade de clorofila no organismo.
Você sabia que o processo de transferência entre espécies, como acontece entre a lema-do-mar verde e uma alga, é raro?
Por isso, cientistas estão estudando os genes responsáveis pelo mecanismo, que pode ajudar a corrigir problemas em nosso DNA, que causam doenças.
Deixe um comentário