Quem nunca ouviu falar das linhas de Nazca localizadas no Peru?
As linhas mais famosas e intrigantes do mundo são ainda um grande mistério. Trata-se de sistemas de irrigação? Calendários Astronômicos? Ou uma forma de contato com vida extraterrestre?
O que são:
As linhas são um conjunto de geoglifos antigos e esta localizada no deserto de Nazca, no Sul do Peru.
São centenas de figuras complexas que variam de aranhas e macacos a constelações como a de Orion ou ursa maior. Datam entre 460 e 500 d.C.
Toda sua beleza pode ser apreciada apenas por vista aérea, no entanto em alguns trecho é possível avistar desenhos e entende-los com os pés em terra firme mesmo.
Origem:
A origem das linhas não é certa, esse assim como sua finalidade desconhecida quem as fez ainda é assunto conflitante entre estudiosos que sugerem como mais provável terem sido feitas pela civilização de Nazca.
Elas foram feitas através da retirada foram feitas através da remoção de oxido de ferro marrom-avermelhado revestido por pedras que cobrem o deserto de Nazca.
Descobertas em 1927, foram avistadas pela primeira vez por Toríbio Mejia Xespe, piloto que sobrevoava a região.
Mais de 13 mil traços, formando mais de 800 figuras de tamanhos variados, algumas chegando a se estender por mais de 65 km, foi o que avistou o piloto na ocasião.
Patrimônio da Humanidade:
Toda a incompreensão e encanto em torno dos desenhos estão de certa forma protegidos e imortalizados depois que se tornaram patrimônio da humanidade.
Tombada pela UNESCO como patrimônio mundial desde o ano de 1994, as linhas já sofreram danos diversas vezes.
Noticia:
Nesta semana o estrago que trouxe as linhas de Nazca a tona novamente foi causado por um caminhoneiro que saiu da estrada e circulou por uma grande extensão do terreno protegido, causando danos a pelo menos 3 figuras.
O ato foi filmado por um outro viajante que seguia pela estrada logo atras do caminhão.
As imagens ajudaram as autoridades localizar o motorista que alegou não saber do que se tratava a área. Justificativa duvidosa uma vez que toda a extensão da estrada é muito bem sinalizada.
As linhas continuam sendo um mistério longe de de ser solucionado.
Nos resta aguardar que os responsáveis pelas linhas descubram uma forma mais segura de proteger os cerca de 500 km quadrados para que não percamos de vez a possibilidade de descobrir do que realmente se trata ou ao menos aprecia-las.
Para os mais ousados vale a pena conhecer as ideias do escritor suíço Erich Von Däniken. Ele acredita se tratar de orientação e sinalização de pouso alienígena.
Deixe um comentário