A rara beleza do peixe Papagaio-Azul
O peixe-papagaio-azul ou Bodião-azul (Scarus coeruleus) é um peixe-papagaio do Gênero Scarus. Os adultos desenvolvem um focinho rombo proeminente (daí seu apelido de “papagaio”) e grandes lobos superiores e inferiores na barbatana caudal.
São quase sempre solitários ou em pequenos grupos. Alimentam-se de algas e corais, e até pequenos invertebrados escondidos na areia. À noite se escondem em pequenas tocas onde se protegem com um muco ao redor do corpo, como se fosse uma capa de proteção, que afugenta predadores.
Descrição
De coloração inteiramente azul, tem em média de 30 a 73 centímetros de comprimento, mas algumas vezes chega a alcançar 1,2 metros de comprimento.É encontrado em recifes de profundidade rasa nas regiões tropicais e subtropicais do Oceano atlântico e do Mar Caribenho.
Distribuição e habitat
O peixe-papagaio-azul é principalmente achado em recifes de coral com 3 a 25 metros de profundidade. Habita principalmente as regiões do Atlântico Ocidental, Brasil, Bahamas, Bermudas e Antilhas. Eles também são encontrados nas Índias Ocidentais, contudo estão ausentes na parte norte do Golfo do México. Durante a fase de crescimento vivem em ervas marinhas.
Situação
Infelizmente estes peixes são caçados principalmente por iniciantes na caça submarina, devido a sua fácil captura pois encontram-se em águas rasas e perto da costa.
Apesar de ser alvo de vários pescadores, a população aparenta estar estável. Por estas razões, a União Internacional para a Conservação da Natureza colocou o peixe na categoria de espécie pouco preocupante .