Você já ouviu falar a respeito do bacteriófago?
Esses pequenos seres são importantes vírus que apresentam como principal característica a capacidade de infectar bactérias.
Esses vírus são um importante grupo e foram descobertos por dois pesquisadores de forma independente: Frederick Twort (1915) e Félix d’Herelle (1917).
O primeiro aspecto que devemos lembrar ao falar de bacteriófago é que ele é um vírus e, por isso, apresenta características típicas desse grupo.
Como se sabe, vírus não possuem célula (acelulares) e não apresentam metabolismo próprio. Ao dizer que esses seres não apresentam metabolismo, estamos falando que não ocorrem reações químicas importantes em seu interior.
Vale destacar que, em virtude da ausência de metabolismo, os bacteriófagos, como qualquer outro vírus, necessitam parasitar uma célula para que sua reprodução ocorra.
Sendo assim, esses organismos também são conhecidos como parasitas intracelulares obrigatórios.
Atenção: Os bacteriófagos não causam doenças em outros seres vivos a não ser em bactérias.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais:
O canal Kurzgesagt fala sobre um ser muito importante na biologia terrestre, mas que nem nos damos conta que ele existe: o fago.
Está a decorrer uma guerra há milhares de milhões (bilhões, no Brasil) de anos. Esta guerra mata trilhões de seres todos os dias. Mas nós nem notamos. O maior assassino chama-se: bacteriófago.
Por outro lado, este assassino poderá ser o nosso maior aliado contra as doenças. Com os antibióticos a gradualmente terem menos influência, o futuro da medicina poderá passar pelos fagos
Cliquem no ícone de legendas e depois em definições, para escolherem a legenda em português.
Fonte:
[Biologia]