Hoje às dez horas da manhã acontecerá uma coletiva de imprensa realizada pelo Event Horizon Telescope (EHT), e que promete revolucionar a visão do nosso mundo.
A rede de telescópios conta com a união de diversos cientistas, principalmente astrônomos e astrofísicos, e tem como missão principal tentar capturar imagens e observar formações de buracos negros.
Exatamente por isso o que se espera é que nessa coletiva de imprensa a primeira foto de um buraco negro já feita na história seja revelada.
A coletiva de imprensa
Ainda não é possível saber o que será mostrado na coletiva, porém a expectativa é que ela revele a imagem de uma sombra formada por um buraco negro no cosmos.
Ela acontecerá em várias cidades diferentes e de forma simultânea como Washington, Bruxelas, Santiago, Shanghai, Taipei e Tóquio.
Independente do que for mostrado, se será de fato um buraco negro ou não, a promessa é que será algo que vá revolucionar a forma como os cientistas vão elaborar suas próximas linhas de pesquisa sobre o assunto.
Grant Tremblay, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, afirmou que se a imagem for, de fato, da sombra do buraco negro, ela seria incrivelmente importante e “completamente de cair o queixo”.
“Se virmos uma sombra como achamos que veremos, será muito empolgante, uma confirmação de que, embora não saibamos como a natureza funciona, estamos no caminho certo.”
Existe uma imagem divulgada no ano passado pelo professor associado da Universidade de Waterloo, Avery Broderick, que simula como seria a observação de um buraco negro pelo EHT.
Assista a transmissão ao vivo no canal Space Today aqui abaixo:
Deixe um comentário