Anote na agenda: o mês de maio será marcado por dois fenômenos do espaço que poderão ser vistos diretamente da Terra. Uma chuva de meteoros deve atingir seu auge nesta sexta-feira, 6, e um eclipse lunar total está previsto para acontecer em 15 de maio de 2022. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021, e ele poderá ser visto de todo o Brasil.
Caso as condições climáticas sejam favoráveis, será possível enxergar os dois a olho nu. No caso da chuva de meteoros, é bom sair da cidade e buscar uma região com pouca iluminação artificial para garantir a vista.
O que é um eclipse lunar total?
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.
A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
De acordo com a Nasa, este fenônemo faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.
Onde será possível ver o eclipse?
O eclipse poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.
A foto abaixo ilustra as regiões onde o eclipse será visível da Terra. As populações mais perto das linhas podem acabar vendo apenas partes do eclipse em alguns momentos, o que não é o caso do Brasil.
Qual será a duração do eclipse?
O eclipse irá aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15. Sua fase total ocorre na madrugada do 16, às 1h11 da manhã. O fenômeno perdura até 4h da manhã.
Como ver o eclipse?
Todas as fases de um eclipse lunar podem ser vistas com segurança, tanto a olho nu quanto com um telescópio não filtrado.
Deixe um comentário