Eclipse solar acontecerá amanhã e será visto em regiões do Brasil

Eclipse Solar

Ao contrário dos eclipses lunares, os solares acontecem quando a Lua entra na frente do Sol e oculta seu brilho.

Esse fenômeno pode acontecer de forma total, anular e parcial – onde na ordem a Lua oculta totalmente a luz, a Lua deixa apenas visível um “anel de fogo” do Sol ou, por fim, nosso satélite natural entra parcialmente na frente da estrela.

O mês de julho costuma trazer ótimas oportunidades de observação do céu. As noites longas do inverno tornam-se uma boa opção de programa para quem tem férias nessa época.

E as estrelas não deixam a desejar: as constelações típicas da estação mais fria brilham logo no início das noites, Escorpião e Sagitário ao leste e o Cruzeiro do Sul bem alto, ao sul. Os planetas Júpiter e Saturno também dão o ar da graça logo após o pôr do sol.

Um dos destaques do mês ocorre logo na primeira semana, no dia 2 de julho (terça-feira). Argentinos e chilenos vão acompanhar um eclipse solar no final da tarde: do Brasil, apenas a fase parcial será visível (AC, AM, MS, MT e RO).

Infelizmente, quando trata-se de eclipse solar total em solo brasileiro, acontecerá somente em 2042, mas, por enquanto, podemos admirar mesmo de forma parcial.

Para completar, teremos um eclipse parcial da Lua e uma das melhores chuvas de meteoros do ano. Uma ótima chance para sair da frente da TV, largar o celular e se conectar com o cosmos.

Foto da Lua divulgada no dia 5 de abril (Foto: Reprodução/Twitter/TeamSpaceIL)
Foto da Lua divulgada no dia 5 de abril (Foto: Reprodução/Twitter/TeamSpaceIL)

Confira os principais acontecimentos astronômicos do mês:

Dia 2 (terça-feira)
ECLIPSE NOS ANDES
Eclipses solares são sem dúvida os fenômenos mais aguardados. Neste mês, argentinos e chilenos vão acompanhar esse espetáculo no final da tarde. Do Brasil, apenas a fase parcial será visível (AC, AM, MS, MT e RO).

Dia 9 (terça-feira)
SENHOR DOS ANÉIS
Nessa noite Saturno atinge a oposição, ocasião em que fica visível toda a noite, mais brilhante. É a melhor época para observar o planeta, mas para ver os anéis use um telescópio — instrumentos maiores poderão mostrar a lua Titã.

Dia 16 (terça-feira)
LUA NA SOMBRA DA TERRA
Duas semanas após o eclipse solar teremos um lunar, mas a sombra da Terra não cobrirá a Lua por completo. O eclipse parcial poderá ser observado no horizonte leste logo no início da noite em todo o país. O auge será às 18h30.

Dia 28 (domingo)
METEOROS EM AQUÁRIO
Fechando o mês, uma das melhores chuvas de meteoros do ano: os Delta Aquarídeos, provenientes do cometa 96P Machholz. O pico será a partir das 2 da madrugada do domingo. Olhe para o leste, próximo à estrela Fomalhaut.

Fonte:

Revista Galileu

Leia também:

Fotos revelam os anéis de Urano como nunca vistos antes