Que a neve é um fenômeno muito bonito ninguém duvida – mas cada partícula que constitui a neve é um espetáculo à parte.
A simetria dos flocos de neve encanta pesquisadores desde a antiguidade, quando chineses notaram que seus lados eram perfeitamente iguais.
Atualmente, sabe-se que os flocos de neve são distintos porque seu formato depende da temperatura e da pressão das nuvens.
Como eles nunca se formam exatamente no mesmo lugar e caem em momentos diferentes, o histórico deles não é o mesmo, logo sua forma sempre varia.
Macrofotografia
A macrofotografia — aquela técnica na qual os retratos são tomados bem de pertinho com lentes e equipamentos especiais — permite que possamos visualizar detalhes que normalmente são pequenos demais para serem vistos.
Aliás, o mais interessante é que esse processo é capaz de revelar todo um universo escondido nas coisas mais corriqueiras.
Os flocos de neve, por exemplo, guardam muito mais particularidades do que os nossos olhos podem ver, e o russo Alexey Kljatov decidiu mostrar como esses cristais são de verdade.
De acordo com o Discovery News, para fazer os retratos Kljatov posiciona os flocos sobre uma superfície de vidro iluminada com lâmpadas de LED e até luz natural, sobreposta a objetos de madeira ou lã que funcionam como “pano de fundo” para as fotos. Veja o resultado!
1 – Super-Homem
2 – Agulhas
3 – Botão
4 – Coluna
5 – Constelação
6 – Estrela
7 – Lâminas
8 – Multicores
9 – Corrente
10 – Sistema planetário
11 – Radar
12 – Flor
13 – Simetria
14 – Jogo de xadrez caótico
15 – Pétalas
Até hoje, nunca se encontrou dois flocos de neve exatamente iguais.