Um dos homens mais rico do mundo usou uma enquete do Twitter para decidir se deve ou não pagar impostos.
Elon Musk, atualmente sob o apelido de “Lorde Edge” no Twitter, acessou o Twitter no sábado para perguntar a seus seguidores se ele deveria vender ações da Tesla para que pudesse “pessoalmente” pagar impostos.
O CEO da SpaceX, estimada em mais de US $ 300 bilhões , prometeu que acataria os resultados de sua pesquisa, seja qual for o resultado.
“Muito se fala recentemente em ganhos não realizados serem um meio de evasão fiscal, então proponho vender 10% de minhas ações da Tesla”, escreveu Elon.
Os resultados finais mostraram que 58% eram a favor da mudança, com 42% contra. Musk – que pagou US $ 0 em imposto de renda federal em 2018, de acordo com uma análise do ProPublica – desde então indicou que ainda está preparado para ir com o resultado da votação.
Much is made lately of unrealized gains being a means of tax avoidance, so I propose selling 10% of my Tesla stock.
Do you support this?
— Elon Musk (@elonmusk) November 6, 2021
As ações da Tesla listadas em Frankfurt caíram cerca de 3% após os resultados da pesquisa, de acordo com a Reuters.
Musk observa que “Não recebo salário em dinheiro ou bônus de lugar nenhum. Só tenho ações, portanto, a única maneira de pagar impostos pessoalmente é vendendo ações”.
Embora algumas pessoas na mídia social o tenham elogiado por estar disposto a vender ações para pagar mais impostos, outros – incluindo o senador norte-americano Ron Wyden – são da opinião de que as pesquisas do Twitter não deveriam desempenhar nenhum papel no sistema tributário.
“Se o homem mais rico do mundo paga ou não algum imposto não deve depender dos resultados de uma pesquisa do Twitter”, escreveu Wyden. “É hora do Imposto de Renda dos Bilionários.”
O “imposto dos bilionários” faria com que os contribuintes dos EUA com ativos no valor de mais de US $ 1 bilhão tivessem seus estoques e outros ativos avaliados anualmente, independentemente de terem vendido os ativos ou não, e tributados de acordo.
Atualmente, os proprietários desses ativos são tributados apenas quando os ativos são vendidos e o lucro é contabilizado.
Ações e ativos que permanecem não vendidos, mas aumentam de valor são conhecidos como “ganhos não realizados”, e é isso que será tributado se o imposto sobre os bilionários for aprovado.
Até que essa brecha seja fechada, talvez as pesquisas do Twitter a preencham.
Fonte: