Nossa galáxia
A Via Láctea, é uma galáxia espiral da qual o Sistema Solar faz parte.
Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado.
Observada e nomeada desde tempos muito remotos, foi apenas descoberto que o “caminho de leite” na verdade se tratava de um imenso número de estrelas, quando o famoso astrônomo Galileu Galilei a observou.
O que é uma galáxia?
Um imenso grupo de estrelas, como também poeira cósmica, gases e outros, interagindo gravitacionalmente, constituem o que chamamos de galáxia.
As galáxias podem possuir centenas de bilhões de estrelas e estima-se a existência de bilhões delas no Universo.
Existem várias classificações para cada uma dependendo de sua forma, como por exemplo, galáxias irregulares, elípticas, espirais, como é o caso da Via Láctea, Andrômeda, entre outras. As galáxias espirais também podem possuir um formato característico que é denominado de espiral barrada.
Nossa Grandiosa Vizinha Andrômeda
Andrômeda é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea e seu nome é derivado da constelação onde está situada, que, por sua vez, tem seu nome derivado da princesa mitológica Andrômeda. Ela está a dois milhões de anos-luz de distância.
Neil deGrasse Tyson explica nesse vídeo abaixo bem humorado em quanto tempo visitaremos outra galáxia:
Referências:
http://www.observatorio.ufmg.br/
Deixe um comentário