A primeira bateria de areia do mundo armazena o excesso de energia renovável como calor! A Vatajankoski – uma nova empresa de energia – e a Polar Night Energy estão implementando o armazenamento térmico de energias renováveis.
As duas empresas firmaram um acordo para a construção e operação de armazenamento térmico baseado na tecnologia patenteada da Polar Night Energy. Essa tecnologia oferece uma maneira de “refinar” o excesso de eletricidade de fontes renováveis em calor utilizável sob demanda.
As vantagens da areia: armazenar grandes quantidades de calor em um pequeno volume
Especificamente, o primeiro armazenamento comercial de calor de alta temperatura à base de areia da Polar Night Energy está agora em operação na área da Usina de Vatajankoski.
O sistema de armazenamento de calor, que contém cerca de 100 toneladas de areia, fornece aquecimento urbano de baixa emissão para a pequena cidade de Kankaanpää, no oeste da Finlândia.
O sistema de armazenamento de calor consiste em um tanque de aço com aproximadamente quatro metros de largura e sete metros de altura, dentro do qual está instalado o sistema de transferência de calor automática patenteado da Polar Night Energy.
Essa tecnologia, portanto, converte eletricidade em calor e a armazena para uso posterior. A areia como meio de armazenamento leva a uma operação segura, bem como a um equilíbrio natural no ciclo de armazenamento.
Além disso, a areia é um material “barato” e abundante, que pode ser aquecido a mais de 1000°C. Ele armazena muito calor em um pequeno volume.
A Polar Night Energy afirma que os custos de instalação são inferiores a € 10 por kWh e a operação é totalmente automatizada. O bom isolamento entre o armazenamento e o ambiente garante um longo período de armazenamento, até vários meses, com perda mínima de calor.
O sistema de armazenamento de calor tem uma potência de aquecimento de 100 kW para uma capacidade energética de 8 MWh. Um dos destaques é que os acumuladores de calor Polar Night Energy podem ser conectados à maioria dos sistemas de transferência de calor e são compatíveis com bombas de calor.
O sistema pode produzir água quente ou ar quente e vapor de processo para uso industrial. É possível criar instalações de armazenamento subterrâneo a partir de poços de minas em desuso, se estiverem em boas condições. Nenhum tanque de alta pressão é necessário. Finalmente, o tamanho dos armazéns pode variar de algumas dezenas a vários milhares de metros cúbicos de areia.
Fonte:
[Física]
Deixe um comentário