Escola nos EUA instala painéis de energia solar e dinheiro economizado vai para o salário dos professores
Uma escola no Arkansas (EUA) deu um super exemplo de sustentabilidade e respeito aos professores.
Um distrito escolar rural em Batesville, Arkansas, gerou energia solar suficiente para dar um aumento a todos os professores, relata a CBS News .
Os salários eram em média apenas cerca de $ 45.000 ao ano no Distrito Escolar de Batesville, com muitos professores saindo da escola por causa do baixo salário.
Também estava sendo difícil atrair novos professores para a cidade de apenas 10 mil habitantes.
Mas então o distrito escolar, que incluía uma escola de ensino médio e cinco outros centros de educação, transformou um campo não utilizado em uma fazenda de energia solar em 2017. Ele também cobriu a frente da escola em 1.5 mil painéis.
Depois de instalar o painel solar e investir em outra nova infraestrutura de energia, Climatewire relata que o distrito transformou um déficit orçamentário anual de US $ 250.000 em um superávit de US $ 1,8 milhão – o suficiente, de acordo com a CBS , para dar a cada professor um aumento de até US $ 15.000.
Fazendo Limonada
Batesville também fica a apenas 27 km a oeste da maior usina termoelétrica a carvão do Arkansas, aponta a CBS.
Agora, o melhor pagamento significa que a escola está recebendo mais currículos e menos demissões de professores, disse o superintendente de Batesville, Michael Hester, à CBS .
Quando questionada se alguma vez imaginou conseguir um aumento por causa dos painéis solares, a professora local Jeanne Roepecke admitiu que “não foi uma das coisas que eu pensei”.
“Mas, que foi uma ótima ideia,” ela acrescentou. “O sol vai brilhar de qualquer maneira, então por que não lucrar com isso?”
Com isso, a escola conseguirá economizar com energia, cerca de US $ 2,4 milhões (aproximadamente R$ 13 milhões) em 20 anos!
Deixe um comentário