Aquário repousa na região do céu que é, por vezes, referida como o Mar, pois contém um número grande de constelações referentes a água. Essa constelação contém uma famosa estrela supergigante, Sadalsuud (Beta de Aquário). Assim como, possui um número notável de objetos celestiais: aglomerados estelares, como M2 e M72, galáxias como a lenticular NGC 7252 e nebulosas famosas, de Saturno e de Hélix.
O mito de Aquário
Ela é descrita como um jovem despejando água (ou alternativamente, néctar) de uma ânfora na boca do Peixe Austral, uma constelação situada logo abaixo.
Para os babilônios, era identificada como GU.LA, a Grande, e representava a deusa Ea, que era comumente representada segurando um jarro transbordando. Para os egípcios, representava as cheias do rio Nilo, pois os bancos inundavam quando Aquário colocava seu jarro no rio.
Já numa outra versão grega, a mesma figura representava Deucalião, filho de Prometeu. Ele havera sido alertado pelo pai sobre os planos dos deuses em dizimar a espécie humana através de um dilúvio. Então teria feito uma embarcação e se assegurado com sua esposa Pirra.
Deucalião foi salvou do grande dilúvio que varreu a terra. Junto com sua mulher, teria iniciado uma nova era para os homens, onde seus filhos seriam ancestrais dos quatro grandes grupos fundadores do povo grego.
Post seguinte: Peixes, Afrodite e seu filho Eros
Post anterior: Capricórnio, o sagaz Pã
Fontes:
Wikipedia (Ganimedes)
Wikipedia (Deucalião)
Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.
Deixe um comentário