Em Xinyang, na China, os arqueólogos que estão escavando uma tumba de mais de dois milênios encontraram uma espada ainda embainhada em sua bainha. Quando eles cuidadosamente puxaram a espada, encontraram uma lâmina brilhante em boas condições, mesmo depois de mais de 2.300 anos.
Mesmo após tantos anos, a espada estava em perfeitas condições de uso
Os pesquisadores acreditam que a arma é do Período dos Estados Combatentes, conflito que durou aproximadamente 250 anos, entre 475 A.C. até 221 A.C. Na época, a região entre Beijing e Xangai estava dividida entre sete estados menores. Ao fim da guerra, o estado de Qin conquistou os outros, unificando o país.
Dentro da tumba onde foi encontrada, a espada estava na mão esquerda de seu proprietário. De acordo com o arqueólogo Wu Zhijiang, as tumbas desse período eram extremamente lacradas, o que ajuda a preservar objetos metálicos da oxidação.
Os pesquisadores agora buscam mais informações a respeito da identidade do dono da espada. Um vídeo feito pelos arqueólogos mostra o momento em que eles tiram a espada de sua bainha.