X

Essas figuras históricas morreram literalmente de tanto rir

Rir

O riso é o melhor remédio, ou assim diz o velho ditado. Mas, embora extremamente raro, tem alguns casos documentados ao longo da história em que o riso, em vez de uma cura, foi na verdade, a causa de morte.

Mas como exatamente a morte por riso pode acontecer?

Para quem não sabe, rir em excesso pode fazer mal, trazer graves consequências e acaba levando até à morte. É verdade e isso tem até nome. Chama-se hilaridade fatal, termo adotado em 1956.

Existem, inclusive, muitos casos de morte provocadas por crises de risadas desde a antiguidade até os dias de hoje!

Literalmente, morrendo de rir

Há casos como o de Alex Mitchell, um inglês que supostamente morreu rindo em 1975.

Ele tinha uma condição de ritmo cardíaco irregular chamada de síndrome do QT longo, na qual excitação excessiva ou esforço excessivo podem fazer com que o coração tenha pausas longas entre os batimentos.

Esta doença, combinada com os efeitos de um riso de 25 minutos, é o que causou sua morte. No entanto, as irregularidades cardíacas não são a única causa que contribui para a morte por riso.

O Rei Martin de Aragão, por exemplo, já teria sofrido indigestão, quando, ao ouvir uma piada de seu bobo da corte, riu por várias horas antes de morrer em 1410. No entanto, essa história é amplamente contestada.

Em outra história contestada, mas amplamente contada, muitos dizem que o famoso escritor e matemático escocês Thomas Urquhart foi vítima de risos após ouvir que Charles II havia assumido o trono da Inglaterra, Irlanda e Escócia em 1660.

Enquanto isso, o filósofo grego Crisipo de Solis não se aguentou e caiu na risada após dar vinho e figo ao seu burro. Esse literalmente morreu de rir ao ver o bicho comendo e bebendo.

No entanto, algumas teorias afirmam que Crisipo na verdade morreu de uma convulsão ou intoxicação por álcool.

Voltando um pouco mais para o quinto século a.C.

O pintor grego Zêuxis teria sofrido a primeira morte registrada da história pelo riso. Uma mulher não muito atraente encomendou uma pintura de Afrodite de Zeuxis, usando-a como modelo.

Ao ver a feia Afrodite que ele havia pintado, Zeuxis  morreu de rir. Se isso for verdade, não há como saber qual condição médica pré-existente, se houver, pode ter contribuído para sua morte, ou se foi realmente apenas o velho riso.

De qualquer forma, esses supostos casos de morte do riso poderiam, na verdade, ter sido causados ​​por doenças ainda não descobertas pelos médicos da época.

Uma coisa é certa: podemos dizer que uma pessoa que “sofreu” de hilaridade fatal morreu feliz!

Fonte:

All that’s interesting

LIVROS COM ATÉ 80% DE DESCONTO NA AMAZON

[CURIOSIDADES]

 

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário