X

Esse é último lugar restante da Terra onde não existe fuso horário

Pixabay

Por que os Fuso Horário foi criado?

Os fusos horários foram criados com o objetivo de padronizar o cálculo de tempo no planeta. Para isso, é utilizada uma linha imaginária que liga os dois polos terrestres, chamada Meridiano de Greenwich. Continue a leitura para entender melhor o que são os fusos, como foram criados e qual a sua importância para todo o mundo.

Até o fim do século XIX, o tempo era marcado por cada região de forma independente, sem uma organização geral com outros locais. As cidades ajustavam seus relógios ao meio-dia, baseando-se na posição do sol. Geralmente, era escolhida uma pessoa que ajustava e passava aos demais a hora determinada como oficial ou havia um relógio localizado em uma área central.

Quando alguém fazia uma viagem mais longa e ia para uma região diferente, precisava adquirir um novo relógio na chegada para não perder seus compromissos. No momento em que as ferrovias foram construídas e as pessoas começaram a percorrer longas distâncias em menos tempo, isso se tornou um problema, porque não havia uma padronização dos horários.

Nos primeiros anos de funcionamento das ferrovias, os horários eram bastante confusos. Por mais que as partidas fossem determinadas de acordo com o local, as paradas envolviam adaptações dependendo da cidade, o que resultava em muita confusão por parte dos funcionários e passageiros. Esse foi um dos aspectos mais marcantes para que autoridades de todo o mundo percebessem que uma padronização era necessária.

Foi aí que surgiu o fuso horário, que é o nome dado a uma região ou área que segue o mesmo padrão de horário. No Brasil, por exemplo, temos grande parte dos estados seguindo o fuso horário de Brasília, também conhecido pela classificação GMT -3.

Polo Norte e Polo Sul: áreas sem fusos horários oficiais

Como os fusos horários são definidos por linhas longitudinais que ligam os dois polos, Norte e Sul, eles não possuem horários oficiais. Por serem áreas em que há centros de pesquisa de vários países, cada um decide se irá seguir o padrão de horário do seu país ou da área habitada que for mais próxima.

A determinação dos fusos horários foi uma necessidade que surgiu com a globalização e facilitou a realização de uma série de operações entre países e regiões diferentes.

Fonte:

Hexag Online

[Curiosidades]

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário