Lago Baikal, na Sibéria, concentra 20% de toda a água doce do planeta
O lago Baikal é o maior lago de água doce do mundo (em volume), o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo do mundo, em forma de crescente, na região sul da Sibéria, na Rússia. Em 1996, foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Lago Baikal tem uma rica biodiversidade. Ele abriga mais de 1.000 espécies de plantas e 2.500 espécies de animais com base no conhecimento atual, mas os números reais para ambos os grupos se acredita ser significativamente maior.
Pelos números
Volume: 23.013 quilômetros cúbicos. Este volume é aproximadamente equivalente a todos os cinco dos Grandes Lagos da América do Norte combinados, de acordo com Geology.com.
Profundidade máxima: 1.632 metros, com seu ponto mais baixo a mais de 1.219 m abaixo do nível do mar, de acordo com a revista Smithsonian.
Profundidade média: 2442 pés (744 m), de acordo com a revista Smithsonian.
Área de superfície: 31.722 quilômetros quadrados, segundo a revista Smithsonian, que ocupa o sétimo lugar mundial em termos de área de superfície, segundo Geology.com.
Comprimento: 397 milhas (640 km), de acordo com o Lago Baikal.org.
Largura máxima: 49 milhas (79,5 km), de acordo com a Baikal World Web.
Largura média: 47 km, segundo a Baikal World Web.
Largura mínima: 16 milhas (25 km), de acordo com a Baikal World Web.
Área costeira: 1.300 milhas (2.100 km), de acordo com o Lago Baikal.org.
Localização do Lago Baikal
Lago Baikal está localizado no centro-sul da Rússia, perto da fronteira da Mongólia. A maior cidade próxima é Irkutsk.
Historicamente tem desempenhado um grande papel na imaginação russa. Ela representa a beleza intocada da Rússia e é por vezes referido como o Mar Sagrado.
O Lago Baikal desempenha um papel central em muitos mitos da criação local e aparece em todo o folclore russo, de acordo com a Nature Baikal. O Lago Baikal atrai mais de 500.000 turistas por ano.
Embora seja no sul da Sibéria, as terras ao redor do Lago Baikal são geralmente mais quentes do que o resto da área, porque grandes massas de água têm uma força moderadora.
Fonte:
Referências:
To Discover Russia: 37Impressive Lake Baikal Facts
Leia também:
Deixe um comentário