Uma ilusão de ótica se tornou viral na internet, ela engana seu cérebro para ver uma imagem colorida … mas se você olhar mais de perto, notará que a foto que está olhando é apenas em preto e branco.
Criada pelo artista de mídia digital e desenvolvedor de software Øyvind Kolås como um experimento visual, a técnica, que Kolas chama de “ilusão de grade de assimilação de cores”, obtém seu efeito simplesmente colocando uma grade de linhas seletivamente coloridas sobre uma imagem original em preto e branco.
“Uma grade colorida saturada sobreposta em uma imagem em tons de cinza faz com que as células em escala de cinza sejam percebidas como coloridas”, explica Kolås em sua página Patreon.
Então, o que está acontecendo aqui para fazer nossos cérebros realmente interpretarem essa imagem em preto e branco como se fosse uma imagem a cores?
O cientista de visão Bart Anderson, da Universidade de Sidney (Austrália), explica que a grade de cores por cima de algumas partes da imagem acabam sendo “editadas” pelo cérebro, que distribui a cor dessas linhas para a cabeça inteira da pessoa ou para a camiseta toda dela.
“O sistema de cores é o que os cientistas da visão chamam de ‘passagem baixa’, por exemplo, vários dos campos receptivos que decodificam as cores são bastante amplos”, diz ele.
Em outras palavras, o nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, nos dando uma impressão genérica do que está lá. Apenas quando paramos para examinar com atenção alguma coisa é que o olho realmente enxerga os detalhes.
“Assim, as grades obtêm uma média com o fundo acromático, que então é atribuído àquela parte da imagem.”
Em outras palavras, nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, dando-nos uma impressão geral do que está lá se não tivermos tempo para examinar os objetos de perto.
A ilusão não é criada apenas usando grades coloridas. Enquanto Kolås acha que as grades oferecem o melhor efeito, ele também brincou com outras formas de conseguir o truque visual, usando alternativas como pontos e linhas:
“O padrão de bolinhas faz uma boa analogia com o meio-tom usado em meios impressos, onde a assimilação de cores ajuda a mistura ótica das cores”, diz ele.
Quando você lê uma revista ou jornal, a página parece colorida graças à técnica de usar pequenas bolinhas coloridas na impressão.
E aqui está um exemplo usando linhas para criar o mesmo efeito:
O mais impressionante de tudo é que a maneira como essa ilusão funciona não parece exigir imagens estáticas.
No vídeo abaixo, Kolas mostra como até o vídeo em movimento completo com a superposição de grade é capaz de induzir o cérebro a pensar que está vendo uma imagem colorida, tudo em virtude da maneira como o nosso sistema visual atribui a cor:
Deixe um comentário