Estas são as únicas fotos que existem da superfície de Vênus, por um bom motivo
O planeta Vênus continua a ser um enigma para os cientistas, apesar de ser semelhante em tamanho e composição à Terra. Por outro lado, enviamos muitos Rovers para Marte. Temos apenas algumas imagens da superfície de Vênus, e elas têm quase 50 anos.
Vênus está a pouco mais de 200 milhões de quilómetros da Terra, apenas 19 milhões de quilômetros mais longe que Marte. Mas ainda assim, viramos as costas para ele. Embora por um bom motivo.
Curiosamente, a primeira nave terrestre a visitar outro planeta foi Vênus. A sonda Mariner 2 da NASA chegou às suas proximidades em 1962 e durante 42 minutos foi capaz de varrer o planeta .Mas nunca pousou. A partir de então houve uma corrida entre a NASA e a União Soviética para ver quem conseguiria pousar primeiro em Vênus.
Vênus, a Terra do futuro?
Após 8 missões fracassadas, os russos conseguiram chegar à superfície com o navio Venera 3 em 1965, mas este não pousou. Isso aconteceu com o Venera 7, em 1970. Depois mais alguns, todos soviéticos, segundo PetaPixel
Apenas as Venera 9 e 10, em 1975, e as Venera 13 e 14, em 1982, conseguiram enviar algumas fotos da superfície de Vênus para a Terra, antes de serem destruídas . Você pode vê-los todos juntos neste vídeo. As fotos revelam um planeta desolado com atmosfera amarela:
A Venera 13 é a sonda que conseguiu permanecer mais tempo na superfície, um total de 127 minutos. Por que é tão difícil pousar e permanecer em Vênus ?
A razão é simples: a temperatura da superfície está em torno de 450 graus Celsius e a pressão é 90 vezes maior do que a que temos na Terra . Os navios que chegam literalmente desmoronam com o calor ou são destruídos pela enorme pressão.
Muitos cientistas veem Vênus como uma futura Terra derrotada pelas alterações climáticas . Originalmente, Vênus era um planeta gêmeo da Terra . Ambos são mais ou menos do mesmo tamanho, de composição semelhante, formados ao mesmo tempo e têm gravidade semelhante.
Fonte:
[Espaço]