X

Estas são as únicas fotos já tiradas da superfície de Vênus

Crédito da imagem: Academia Russa de Ciências, cortesia de Ted Stryk

Estas são as únicas fotos já tiradas da superfície de Vênus

Vênus é o segundo planeta do sistema solar em ordem de distância do Sol. É frequentemente referido como o “planeta irmão” da Terra, devido às suas semelhanças em tamanho e composição. No entanto, Vênus é um mundo notavelmente diferente da Terra, com uma atmosfera densa e uma superfície extremamente hostil.

Características Físicas

Vênus tem um diâmetro de cerca de 12.104 km, o que o torna cerca de 95% do tamanho da Terra. Sua massa é de aproximadamente 81% da Terra.

O planeta tem uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, com pequenas partículas de partículas e outros gases. A pressão na superfície de Vênus é cerca de 90 vezes maior do que a pressão na superfície da Terra, o que se torna difícil para os humanos explorarem

Vênus tem uma temperatura média de superfície de cerca de 460 graus Celsius, o que é mais quente do que a temperatura de superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

No entanto, existem algumas fotos graças aos esforços dos cientistas soviéticos.

Imagem da superfície de Vênus. Crédito: Academia Russa de Ciências, cortesia de Ted Stryk

Em 1º de março de 1966, a espaçonave Venera 3 chegou a Vênus, tornando-se a primeira nave a atingir a superfície de outro planeta. Embora as três missões subsequentes tenham coletado informações valiosas sobre a atmosfera de Vênus, todas foram destruídas antes de chegar à superfície.

As coisas mudaram em 1975: Venera 9 e 10, com apenas três dias de intervalo, pousaram no planeta e tiraram fotos da superfície. As duas sondas subsequentes tiveram falha de câmera, mas conseguiram capturar dados sobre a cor do céu. Finalmente, Venera 13 e 14 em 1982 forneceram as primeiras imagens coloridas do planeta. Essas fotos revelaram uma superfície cor de ferrugem escura sob um céu amarelo/laranja.

Espera-se que a missão DAVINCI da NASA seja lançada em 2029 e pouse dois anos depois. Ele estudará a atmosfera e tirará fotos de alta resolução da superfície.

Fonte: 

IFLSCIENCE

[Espaço]

Categorias: Astronomia
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário