Este incrível vídeo da Lua descendo para a Terra é totalmente real

Terra

Em um minuto, você está relaxando em uma montanha. Logo depois você está sendo diminuído pela maior lua que você já viu – uma que parece estar descendo até a superfície da Terra.

É o que parece estar acontecendo neste vídeo no site da NASA, publicado em 4 de junho de 2018.

É claro, todos nós teríamos percebido  se o satélite rochoso do nosso planeta tivesse vindo de encontro com a Terra, acabando com a vida como a conhecemos. Então, o que está acontecendo aqui?

Para começar, confira o vídeo completo abaixo, porque é espetacular:

O que você está vendo é a vista do Monte Teide, um vulcão nas Ilhas Canárias – filmado através de uma lente telescópica de muito, muito longe.

A Lua que estamos vendo aqui é conhecida como ‘lua do leite’ – a primeira lua cheia no mês de maio. A filmagem foi capturada em 30 de maio por Daniel López.

As pessoas no vídeo estão a cerca de 16 quilômetros de distância do telescópio e, curiosamente, na verdade não estão assistindo ao desaparecimento da Lua.

Essas pessoas estão assistindo o nascer do sol, que está acontecendo logo atrás do fotógrafo. Para eles, a lua da manhã não parecia maior do que o normal.

(APOD/Daniel López)
(APOD/Daniel López)

A aparência da Lua é notoriamente um truque. Muitas vezes parece maior para nós quando está no horizonte – um fenômeno conhecido como a “ilusão da lua”.

Acredita-se que isso aconteça por várias razões, incluindo a que distância nos parece dependendo de sua posição no céu e como a percebemos em comparação com o que podemos ver no mesmo quadro.

Mas há mais do que apenas um zoom extremamente aproximado acontecendo neste caso em particular. Como a equipe da APOD explica, nem mesmo a Lua está realizando a maior parte do movimento no vídeo – na verdade, estamos vendo a rotação do nosso planeta.

“O que está se movendo é principalmente a Terra, cuja rotação faz com que a Lua desapareça lentamente atrás do Monte Teide”, explicam.

Ah, e isso não é um lapso de tempo, a propósito. A velocidade que você está vendo é exatamente o quão rápido a Lua estava se pondo.

Honestamente, nossas mentes estão praticamente ‘explodidas’. Uma maneira legal de a ciência fazer truques em nossas mentes.

Fonte:

https://www.sciencealert.com

Leia também:

Parece pintura do Van Gogh, mas é a superfície de Júpiter