Sabemos que vários animais já foram enviados ao espaço. Descubra quais foram
Desde o século 18, os animais foram utilizados para testes a bordo de balões e aeronaves. Em 1783, uma ovelha, 1 pato e 1 galo foram enviados em um balão de ar quente recém-inventado. O balão voou por 3,2 km e desceu com segurança.
Mas quais outros animais foram lançados ao espaço?
De pequenas moscas a grandes macacos
Os primeiros animais no espaço exterior foram mosca-da-frutas lançadas no foguete Nazi V-2, em 1947. As moscas atingiram uma altitude de 108 km e foram recuperadas vivas por paraquedas.
Albert II tornou-se o primeiro macaco no espaço em 4 de junho de 1949. Chegou a uma altitude de 134 km, mas morreu no impacto quando o paraquedas falhou.
Um macaco anterior, Albert I, morreu quando o foguete V-2 falhou antes de atingir a altitude máxima. Dois outros macacos, Albert III e IV, infelizmente também morreram quando seus foguetes falharam.
Um rato foi lançado em 15 de agosto de 1950, atingiu uma altitude de 137 km, mas morreu quando o foguete se desintegrou devido à falha no paraquedas. Vários outros ratos foram lançados durante a década de 1950.
Um total de 32 macacos voaram no espaço, incluindo: macacos-esquilo e macacas leonina, macacos rhesus, macacas fascicularis e chimpanzés também voaram.
Na década de 1950, a União Soviética lançou um total de 12 cães em vários voos suborbitais.
Laika foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita.
Em 28 de maio de 1959, as fêmeas de macaco-esquilo e de macaco-rhesus Baker e Able, tornaram-se os primeiros a retornar à Terra após o voo espacial.
O Sputnik soviético 5 (19 de agosto de 1960) foi o primeiro a devolver animais vivos da órbita. Os passageiros eram os cães Belka e Strelka, além de um coelho, 42 ratos e mosca-das-frutas.
Em 31 de janeiro de 1961, o chimpanzé Ham atingiu o posto de primeiro hominídeo lançado no espaço sideral. Ham foi escolhido entre os seis chimpanzés que foram treinados em simuladores por três semanas.
E dando mais um giro pelo mundo….
Os franceses lançaram o primeiro gato no espaço em 18 de outubro de 1963. Félicette tinha eletrodos implantados em sua pele para transmitir sua condição. Ela chegou a uma altitude de 160,934 Km e pousou com segurança.
A China lançou camudongos, ratos e cães entre 1964 e 1966.
Os Cães Veterano e Ugolyok Orbitaram a Terra e bateram o recorde de 22 dias antes de aterrar com segurança em 16 de março de 1966. Registrou o voo mais longo por cães.
Em 1968, o Zond 5 foi a primeira sonda a dar uma volta em torno da Lua e retornar à Terra, carregando várias tartarugas, moscas do vinho, minhocas, plantas, sementes e bactérias.
No final da década de 1960, a NASA lançou uma série de biossatélites que carregavam insetos, ovos de rã, micro-organismos e plantas. O terceiro e último biossatélite tinha uma macaca leonina. Morreu horas após o pouso de um ataque cardíaco.
Em 1973, duas aranhas de jardim europeias, chamadas Arabella e Anita, fizeram telas a bordo da NASA Space Station Skylab por 59 dias. As cargas úteis biológicas também voaram no ônibus espacial da NASA e nas estações espaciais da Rússia e da América.
De 1966 a 1996, a Rússia lançou uma série de 11 satélites Bion. parceiros-se de pesquisa incluía a Áustria, Bulgária, Canadá, China, a Comunidade de Estados Independentes, Checoslováquia, Alemanha Oriental, a Agência Espacial Europeia, França, Alemanha, Hungria, Lituânia, Polônia, Romênia, Ucrânia e Estados Unidos.
A série Bion retoma em 2013 com o Bion-M1. Os roedores na nave espacial passarão um mês experimentando condições de voo espacial.
Veja também:
Por que Plutão deixou de ser considerado um planeta em 2006?
Referências:
Deixe um comentário