Na próxima segunda-feira, 8 de abril, milhões de pessoas em toda a América do Norte deverão presenciar um dos eventos mais raros que existem: um eclipse solar total.
Da cidade mexicana de Mazatlán, no litoral do Pacífico, até a Terra Nova, na costa leste do Canadá, a Lua irá bloquear totalmente o Sol e lançar sua sombra sobre a Terra, fazendo com que o dia no nosso planeta se torne quase noite.
Mas não é apenas o público que irá se encantar com o fenômeno. Cientistas correm para preparar experimentos e observar o magnífico evento. A cada 18 meses, ocorre um eclipse solar total em algum lugar da Terra. No Brasil, o eclipse do dia 8 não será visível.
Mas este eclipse de abril de 2024 é particularmente importante porque irá passar por uma vasta extensão de terra habitada, permitindo que muitos milhões de pessoas observem o fenômeno.
Estoque alimentos, água e combustível antes do eclipse
Porém, como sempre acontece com os eclipses, existem questões de segurança. Da última vez, houve um aumento preocupante nas pesquisas do Google relacionadas ao que acontece se você olhar diretamente para o Sol, logo após o eclipse ocorrer.
Existem também problemas logísticos na forma de um enorme afluxo de turistas que esperam ver o evento celestial, para o qual as áreas ao longo do caminho da totalidade estão actualmente a preparar-se.
As autoridades do condado de Lorain, por exemplo, alertaram que , à medida que as pessoas chegam antes do eclipse, poderá haver aumento do tráfego, aumento do tempo de espera para serviços como hospitais e postos de gasolina, bem como dificuldade de acesso a alimentos e outros suprimentos.
“O que poderíamos ter aqui são multidões às quais não estamos acostumados”, disse Dave Freeman, diretor da EMA do condado de Lorain, em comunicado visto pelo USA Today . “Não estamos preparados em termos de infraestrutura para isso, não temos estradas.”
Fontes:
Deixe um comentário