Estrada submersa de 7 mil anos é achada sob o mar Mediterrâneo

Estrada

Estrada submersa de 7.000 anos descoberta sob o mar Mediterrâneo

Em 2021, os arqueólogos fizeram uma descoberta significativa ao identificar os restos de Soline através de imagens de satélite das águas próximas a Korčula. Após notarem uma característica incomum no fundo do mar, os pesquisadores decidiram investigar de perto e partiram equipados com snorkels e nadadeiras.

Durante a exploração, eles encontraram as paredes de um antigo assentamento que pareciam estar ligadas à ilha principal por uma faixa estreita de terra. Agora submerso, acredita-se que o local tenha sido construído pela cultura neolítica de Hvar, que habitou a região leste do Adriático.

Embora os artefatos orgânicos de Soline tenham sido datados com base em carbono como tendo cerca de 4.900 anos, os pesquisadores afirmam que a estrada recém-descoberta é provavelmente milênios mais antiga. A estrada é composta de lajes de pedra cuidadosamente dispostas e tem aproximadamente 4 metros de largura. Ela foi encontrada enterrada sob camadas de lama no fundo do mar.

De acordo com um comunicado emitido pela Universidade de Zadar, a antiga estrada conectava Soline a Korčula e provavelmente foi utilizada há cerca de 7.000 anos. Assim como o restante do assentamento, a passagem pavimentada sobreviveu ao longo dos milênios devido à proteção fornecida pelas ilhas que pontilham a costa croata, protegendo a região de grandes ondas.

Além de anunciar a descoberta da estrada neolítica, os pesquisadores também revelaram detalhes de suas pesquisas em andamento na Baía de Gradina, localizada no lado oposto de Korčula. Nessa área, a equipe recentemente identificou um segundo assentamento submerso, de profundidade semelhante a Soline, que se assemelha muito ao local descoberto há dois anos.

As primeiras escavações dessas ruínas subaquáticas revelaram numerosos artefatos da Idade da Pedra, incluindo lâminas de sílex, machados de pedra e fragmentos de mós. Assim como os encontrados em Soline, esses itens recentemente descobertos parecem estar associados à cultura Hvar.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Arqueologia]