Não é uma novidade que uma base na lua seria útil. Principalmente se quisermos colonizar outros planetas.
E o primeiro passo já foi dado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem oficial para que a NASA coloque em andamento os projetos que preveem a instalação de uma base na Lua, território que não voltou a ser pisado pelo homem desde 1972. Trata-se de uma etapa preliminar às missões tripuladas a Marte.
“A diretriz que estou assinando hoje reorientará o programa espacial dos EUA voltado à exploração humana e às descobertas. Marca a primeira fase do retorno dos astronautas norte-americanos à Lua pela primeira vez desde 1972”, afirmou Trump durante cerimônia na Casa Branca.
Entre outros detalhes, o líder norte-americano revelou que a missão envolve a instalação de “uma base para uma eventual viagem a Marte”. Ele fez o anúncio na companhia do diretor interino da NASA, Robert Lightfoot, e de Peggy Wilson, a primeira mulher astronauta a dirigir a Estação Espacial Internacional.
Onde poderia ser localizada essa base?
Não seria possível viver meses dentro de uma roupa espacial, isso seria desconfortável de diversas formas. E nem mesmo essa roupa confere o grau de proteção necessário para estadias tão longas.
A solução sugerida veio dos engenheiros da Universidade de Tokai, no Japão. Usar o próprio relevo da lua a nosso favor.
Com base em dados colhidos há cerca de uma década pela sonda Selene – lançada pelo Japão em 2007 –, eles identificaram imensas cavernas subterrâneas, dentro das quais um ser humano estaria, até certo ponto, protegido das intempéries.
Esses túneis, com espessos tetos de rocha, foram formados pela passagem de lava há bilhões de anos, quando o satélite era geologicamente ativo, e têm alguns quilômetros quadrados de área livre em seu interior.
Veja também:
- http://realidadesimulada.com/eclipse-lunar-total-acontece-durante-a-lua-azul-fenomeno-nao-se-repetia-ha-150-anos/
- http://realidadesimulada.com/a-nasa-finalmente-vai-revelar-seu-plano-para-retornar-a-luaa/
Deixe um comentário