Nosso país tropical também passa frio extremo. Há um lugar que pode nevar mais do que na Sibéria, a sensação térmica pode chegar a 25 graus negativos.
Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. Uma pequena cidade localizada no alto da Serra Catarinense. A cidade ficou famosa nos últimos anos pelo frio intenso, no inverno, com registros das temperaturas mais baixas do país, com frequência. Mas principalmente pela Cascata que Congela nos dias mais frios do ano, que é notícia nos principais jornais do país.
Como o frio é a maior atração da cidade, a melhor época é no inverno, especialmente entre junho e agosto. Mas podem ocorrer temperaturas negativas entre abril e novembro.
Morros das Torres
O Morro das Torres é um acidente geográfico do Brasil que se situa na divisa de Rio Rufino e Urupema, na Serra Catarinense. O Morro das Torres (ou Morro das Antenas, antigo Morro do Campo Novo), tem 1.726 metros de altitude.
É um dos locais mais frios do Brasil. O géologo Geraldo Barfknecht o define como “o mais fantástico paraíso climático do Brasil”. É o único lugar do país onde o sincelo (nevoeiro congelante) acontece com frequência e intensidade.
Em curto intervalo de tempo no Morro das Torres, podem ser registrados quatro fenômenos diferentes: chuva granulada, chuva congelada, neve e sincelo.
O Morro das Torres permite excepcionais vistas num raio de cerca de 60 km, com uma cachoeira que congela completamente e assim permanece por vários dias pouco abaixo de seu topo, em fortes ondas de frio.
É um local público de fácil acesso, é cercado por taipas (muros de pedra feitas de basaltos, dacitos, riodacitos e riólitos) de grande extensão e constitui-se em um dos melhores pontos do Brasil para se observar queda de neve, sincelo e a vegetação arbustiva.
Assista ao vídeo abaixo:
Fonte:
[Brasil]