Desde crianças, escutamos a frase “lave as mãos antes de comer”, certo? Uma professora e especialista em comportamento divulgou uma ideia criativa para ensinar a importância disso aos alunos de uma escola de Idaho, nos EUA.
A publicação viralizou, com cerca de 17 mil curtidas e mais de 9 mil comentários até a publicação deste texto. Jaralee Annice Metcalf viu no site do Hospital Infantil C.S. Mott o experimento “Quão limpas estão suas mãos?”.
Com isso, ela resolveu levar essa “brincadeira” para seus alunos e, depois, compartilhou o resultado em um post no Facebook, no começo deste mês.
O experimento científico fez sucesso na escola toda, de acordo com Metfcalf. Em entrevista ao site BoredPanda, a especialista disse que os estudantes ficaram muito envolvidos com a prática.
“Como os resultados foram tão chocantes, os alunos e a equipe deram uma guinada muito séria em direção a uma melhor higiene”, contou.
A ideia também não surgiu do nada. O foco da aula era aproveitar a época em que as crianças ficam mais suscetíveis à gripe e resfriado no país.
“Se você envia seu filho para a escola quando está doente, todos ficam em risco. Incluindo professores e nossas famílias. Gostaria de pedir aos pais que mantenham seus filhos doentes em casa”, disse ao site.
O experimento
Cinco fatias de pão de forma foram usadas para o teste. Cada uma delas foi submetida a uma das situações abaixo e em seguida foram guardadas em uma sacola plástica, entre três e quatros semanas:
Uma fatia foi intocada;
Outra fatia foi tocada por mãos de crianças que não lavaram as mãos;
Outra fatia foi tocada por mãos lavadas com água e sabão;
Outra fatia foi tocada por crianças que haviam higienizado suas mãos;
Outra fatia foi esfregada nos Chromebooks (notebooks usados em sala de aula) dos alunos.
O Resultado:
A fatia que não foi tocada
A fatia na qual as crianças encostaram com as mãos limpas.
O pão que foi esfregado nos Chromebooks formou mofo.
A que foi tocada com as mãos sujas também criou bolor.
O pedaço tocado por mãos que foram higienizadas antes com alcool em gel.
Todos ficaram surpresos quando mofo começou a se formar em algumas fatias em apenas alguns dias. Segundo os educadores, o experimento funcionou.
“Os estudantes estavam muito envolvidos, geralmente fazem experimentos práticos. Como os resultados foram tão chocantes, os alunos e a equipe deram uma virada muito séria em direção a uma melhor higiene.
Alunos de diferentes salas de aula de toda a escola vieram à nossa turma para olhar o pão mofado e aprender sobre a lavagem das mãos”, contou Metcalf.
Fonte:
[Educação]
Deixe um comentário