Cientistas criam filtro que elimina chumbo e metais tóxicos da água
O Filtro se assemelha a uma grande esponja que absorve água, mas deixa contaminantes – como chumbo, óleo e patógenos – para trás.
Para coletar a água purificada da esponja, basta colocá-la à luz do sol. Os pesquisadores descreveram o dispositivo em um artigo publicado esta semana na revista Advanced Materials .
A inspiração para o dispositivo veio do baiacu, uma espécie que leva água para inchar seu corpo quando ameaçada e, em seguida, libera água quando o perigo passa, disse o co-inventor do dispositivo Rodney Priestley.
“Para mim, a coisa mais empolgante sobre este trabalho é que ele pode operar completamente fora da rede, tanto em grande como em pequena escala”, disse Priestley.
“Também poderia funcionar no mundo desenvolvido em locais onde a purificação de água sem energia e de baixo custo é necessária.”
Xiaohui Xu, um pesquisador de pós-doutorado presidencial de Princeton no Departamento de Engenharia Química e Biológica e co-inventor, ajudou a desenvolver o material de gel do dispositivo.
“A luz solar é gratuita”, disse Xu, “e os materiais para fazer este dispositivo são de baixo custo e não tóxicos, então esta é uma maneira econômica e ecológica de gerar água pura.”
Os autores observaram que a tecnologia oferece a maior taxa de purificação de água solar passiva de qualquer tecnologia concorrente.
Uma forma de usar o gel seria colocá-lo em uma fonte de água à noite e no dia seguinte colocá-lo à luz do sol para gerar a água potável do dia, disse Xu.
O gel pode purificar água contaminada com petróleo e outros óleos, metais pesados como chumbo, pequenas moléculas e patógenos como levedura.
A equipe mostrou que o gel mantém sua capacidade de filtrar a água por pelo menos dez ciclos de imersão e descarga, sem redução detectável no desempenho. Os resultados sugerem que o gel pode ser usado repetidamente.
A equipe está explorando maneiras de tornar a tecnologia amplamente disponível com a ajuda da Princeton Innovation, que apoia pesquisadores da Universidade na tradução de descobertas em tecnologias e serviços para o benefício da sociedade.
Deixe um comentário